Exposição acontece sexta (22/09), sábado (23) e domingo (24) - Foto: Clarildo Menezes

A Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro) está ainda mais florida. A 4ª edição da Expo Maricá Orquídeas, Arte e Artesanato acontece nesta sexta-feira (22/09) à domingo (24/09). A mostra é gratuita e fica aberta no horário de 9h às 22h.

Na feira, os visitantes encontram plantas ornamentais em geral, desde o primeiro estágio (mudas), além de plantas floridas, bonsai e todo o material necessário para insumos necessários para o cultivo.

A exposição é organizada pela Prefeitura de Maricá e o Orquidário Imperial. Proprietária do Orquidário, Danielle Costa, conta que a produção é realizada no bairro Flamengo. “Trabalhamos com plantas ornamentais em geral. Dentre elas as orquídeas que são nosso carro-chefe, bromélias, palmeiras, rosas do deserto, plantas de forração (usadas em paisagismo para que a terra não apareça) e plantas de temperos (ervas como cebolinha, sálvia e manjericão)”, disse.

Moradora de Inoã, Ione Maria Fortes (61 anos), já conferiu a exposição com as amigas. “Vim com as amigas e estou achando tudo muito lindo, porque amo orquídeas e pretendo levar umas para casa”, disse.

O casal Agnaldo (59 anos) e Araci Lobo (52 anos), de Itaipuaçu, levou várias unidades. “Orquídea, cravina, cacto, amora, estou levando várias plantas porque eu amo. Todas são para o meu quintal e uma para presentear a mãe dele, que mora num apartamento no Rio de Janeiro. Para mim, uma casa sem planta e criança não tem vida”, disse ela. O marido completou: “Nós temos várias na calçada também. Elas dão vida à casa”.

Moradora do Marquês, Juliana Guilherme (33 anos), comprou cactos e temperos. “Temos uma horta em casa e as leguminosas quero colocar na cozinha”, frisou.

Com as duas filhas e a neta, Maria Ferreira (60 anos), moradora do Gradim, em São Gonçalo, tomou conhecimento do evento pelas redes sociais. “Além de distrair um pouco, gosto muito de plantas. Para mim, o verde é tudo. Por isso, pretendo um dia morar em Maricá”, declarou.

A Expo Maricá de Orquídeas ainda oferece uma oficina de cultivo que tem duração de 40 minutos e acontece no sábado e domingo, às 15h. O objetivo é orientar sobre os cuidados com as plantas em casa.

Serviço:

4ª edição do Expo Maricá Orquídeas Arte e Artesanato

Dias: 22, 23 e 24/09

Oficina de cultivo: Dias 23 e 24/09 às 15h

Local: Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro)

Foto: Clarildo Menezes