Apresentações de dança de gala, balé clássico e até samba encantaram o público - Foto: Katito Carvalho

Apresentações de grupos de dança compostos por cadeirantes e portadores da Síndrome de Down encantaram a plateia que acompanhou o encerramento das comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, na Praça Orlando de Barros Pimentel, em Maricá, na noite de quinta-feira (21/9).

As companhias, vindas de Cabo Frio, na Região dos Lagos, apresentaram espetáculos com dança de gala, balé clássico e até samba. Na abertura, o cantor maricaense Ronaldo Valentim mostrou seu repertório de MPB para animar o público presente.

Num balanço sobre como foi o dia de celebrações na cidade, o vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), Ayrton Becalle, agradeceu o apoio dos órgãos municipais que participaram das atividades. As secretarias de Assistência Social, Agricultura, Pesca e Pecuária, Cultura, Educação, Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Esportes e Lazer e de Turismo, além da Empresa Pública de Transportes (EPT), participaram das atividades.

“Somos 31 mil pessoas com deficiência no município e Maricá avançou bastante na garantia de nossos direitos. Uma amostra disso foi a área reservada nos shows populares. Contamos com a boa vontade do governo municipal, que está sempre aberto a nos receber e ouvir”, ressaltou Becalle.

As atividades em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, organizadas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) com apoio da Prefeitura, aconteceram durante todo o dia com a oferta de serviços.

Foram disponibilizados equipamentos de Acolhimento Social, Equoterapia, Atendimento Domiciliar e SAREM. O programa de Hiperdia realizou aferição de pressão e teste de glicose, a Saúde Bucal aplicou flúor nas crianças de 4 a 12 anos, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Hanseníase, PASI, Consultório na Rua, Vigilância Alimentar e Nutricional, informaram sobre os riscos e cuidados de cada especialidade. Além disso, foram realizadas triagens de glaucoma e uma palestra sobre prevenção do suicídio.

A equipe do Atendimento Educacional especializado em salas de recursos, da Secretaria de Educação, expôs os diversos objetos utilizados no reforço escolar da criança especial.

Público acompanhou as apresentações na Pça Orlando de Barros Pimentel – Foto: Katito Carvalho