Espetáculos teatrais serão apresentados gratuitamente a partir deste fim de semana no Cinema Henfil - Foto: Daniel Luiz

O Cinema Público Municipal Henfil recebeu, na noite da última quinta-feira (27/07), o espetáculo “Vida de Boneca”, de Paulo Marcos de Carvalho. O monólogo da companhia carioca Mimos Brasil, dirigido por Josué Soares e interpretado pela atriz Márcia Valença, contou a história da personagem Margarida, que traída pela vida, mata seu marido, os cinco filhos e põe fim à própria vida. A atração, que lotou a casa, faz parte do 39º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2017, aberto na cidade em 21/07 e que acaba neste domingo (30/07).

“Estive em Maricá há 30 anos, também em um evento da Fetaerj, e não havia um teatro na ocasião. A apresentação foi feita em um Ciep”, lembrou Marcia Valença. “Mas é uma alegria muito grande poder retornar e encontrar toda essa estrutura. A vontade de fazer teatro já existia naquela época, mas agora ela amadureceu e se fortaleceu junto a comunidade, a sociedade e ao poder público”, completou. “Então, hoje, ter o Prêmio Paschoalino em Maricá é uma vitória para cidade, para nós que vivemos do teatro e principalmente para a população que precisa de todo tipo de cultura”, frisou a atriz.

O diretor José Soares afirmou que dirigir esse tipo de espetáculo é um desafio muito grande. “Sou casado com a Marcia e por isso é um prazer e um desafio dirigir essa obra”, afirmou José. “Esse espetáculo nasceu de uma vontade dela a partir de um curso de formação dela em arte cênica com inspiração em um trabalho que eu desenvolvo no teatro e que aborda a questão corporal, da comunicação não verbal e da formação do ator. Esse trabalho tem o meu olhar, mas tem que se levar em conta que é um trabalho de performance da atriz”, explicou.

“É a primeira peça que assisto na vida”, confidenciou Alessandra Marins, de 22 anos, moradora de Ponta Grossa. “Foi um amigo que me trouxe e eu estou encantada com tudo isso aqui”, completou. “É muito importante para nossa cidade receber tantas peças e com temas tão diferentes”, afirmou Juliana Theis, de 24 anos, moradora de São José. O estudante Carlos Eduardo, de 18 anos, morador do Caxito, disse que sempre que pode marca presença no Cine Henfil. “Já assisti a Morte e Vida Severina e também estive aqui ontem (quarta-feira, dia 26/07), mas mesmo antes do festival sempre acompanho as peças que são apresentadas aqui no Henfil”, ressaltou o estudante.