Cineclube Henfil apresenta “A Onda” nesta quarta-feira

0
389
Cineclube Henfil apresenta “A Onda” nesta quarta-feira

Em homenagem aos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, o Cineclube Henfil, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, exibirá nesta quarta-feira (18/03) o filme alemão “A Onda” (título original: Die Welle), de 2008. Dirigido por Dennis Gansel, o filme é inspirado no livro "The Wave", de 1981, de Todd Strasser (sob o pseudônimo de Morton Rhue), uma história de ficção, baseada em fatos reais, ocorridos na Califórnia, em 1967.

Com 107 minutos de duração, o filme conta a história de um professor simpatizante ao anarquismo, Rainer Wegner. Obrigado a assumir um curso de uma semana sobre autocracia para alunos do ensino médio, devido ao desinteresse deles propõe um experimento para explicar, na prática, os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. O professor propõe o exercício de um movimento “unificador” e cria – com a participação entusiasmada dos alunos – símbolos, uniforme, saudações e, com muita sutileza, preconceitos em relação aos que não se sentem à vontade para aderir ao movimento. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais.

Estrelado por Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich, Christiane Paul e Max Riemelt, o filme obteve sucesso nas bilheterias alemãs e, depois, de dez semanas de exibição, 2,3 milhões de pessoas o haviam assistido. A programação de março do Cineclube Henfil ainda conta com o filme “Pink Floyd The Wall”, marcado para o dia 25/03.​