Sebrae realiza palestra em Maricá sobre oportunidades de negócios para a “Copa 2014”

Programa do Sebrae capacita para oportunidades de negócios que serão gerados em decorrência da Copa no Brasil - Foto: Divulgação

O Sebrae, em parceria com a prefeitura de Maricá, a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) trará nesta quinta-feira (21/02) para Maricá o “Sebrae 2014”, programa dedicado às oportunidades de negócios gerados com os grandes eventos esportivos que envolvem o Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo do Brasil no próximo ano.

A primeira ação do programa em Maricá será uma palestra direcionada a 200 microempresários locais na Faculdade Severino Sombra, no bairro Flamengo. O intuito do evento é capacitar comerciantes e donos de outros empreendimentos e promover a melhoria dos serviços na cidade – aumentando a competitividade dos estabelecimentos diante das novas oportunidades. Maricá, localizada a 60 km da capital, foi escolhida pelo Sebrae porque, de acordo com um levantamento da instituição – feito com base em dados das duas últimas Copas do Mundo – é comum que os turistas atraídos pelo evento procurem serviços num raio de até 150 km das cidades-sede.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente, a palavra-chave é qualificação. “É importante que os funcionários dos estabelecimentos tenham postura e atendam os clientes com atenção, higiene e simpatia”, destacou, mencionando alguns tópicos que serão abordados durante a palestra.

O programa, iniciado em 2011, já atendeu 2.340 empresas nas 12 cidades que sediarão as partidas da Copa do Mundo no Brasil (Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). No estado do Rio de Janeiro, o programa já foi realizado na capital e em Niterói, Itaboraí, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis e Paraty.

Há dois anos, o Sebrae mapeou, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 929 oportunidades nos estados que receberão jogos da copa. Neste estudo, foram priorizados nove setores com mais possibilidades de geração de negócios: turismo, cultura e entretenimento, comércio varejista, serviços, gastronomia, artesanato, construção civil, madeira e móveis, agronegócios, tecnologia da informação e comunicação, moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias).

A Faculdade Severino Sombra fica na Avenida Governador Roberto Silveira, 437, no bairro Flamengo e a palestra começa às 19h.