Maricá valoriza a arte local

Celeiro de manifestações artísticas de todas as linguagens e interesses, Maricá tem agora um projeto de divulgação capaz de valorizar a expressão da sua arte. Organizado pela secretaria Municipal de Cultura, o projeto "Maricá Mostra Cultura" vai reunir em uma exposição na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, o trabalho de artistas maricaenses. A mostra, no dia 18 de dezembro, é o ponto alto do programa, através do qual quem se inscrever  – são 150 vagas ao todo, para artistas plásticos, músicos, poetas e outros – receberá uma ajuda de custo individual de R$ 300 para produzir seu material. As inscrições estão abertas e irão até o dia 12 de dezembro.

No dia da apresentação, vários nomes da cultura local farão apresentações e shows. São previstas participações de artistas plásticos como Yves Serpa, artesãs como Adna Costa e Mutísia, músicos como Léo 7 Cordas, Mário Batera, Eduardo Ferreira e vários outros. A programação começa às 11h e segue até 22h. Pouco antes, às 21h, haverá a apresentação do Coral Canto de Natal da
Ampla e a chegada do Papai Noel.  Para Yves Serpa, a proposta é muito boa. "Mais do que a ajuda de custo, a divulgação é muito importante", afirma, com o conhecimento de quem tem obras expostas no exterior. "Aqui há vários artistas com trabalhos de qualidade, porém mais conhecidos fora do que dentro da cidade. Espero que haja continuidade nisso, para que Maricá se torne conhecida não só pelas praias", avalia.

Para o secretário municipal de Cultura, Ricardo Cravo Albin, o objetivo do projeto é claro:  fomento de diversas formas de expressão, divulgando o artista e sua obra. "Queremos mostrar o quanto Maricá tem de belo e bom, além de formar platéia e evidenciar a qualidade desse”.