A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), promoveu neste sábado (02/07) o “Dia de Campo para agricultores do município. O evento aconteceu na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraido e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre estudantes, futuros produtores, pesquisadores e técnicos.

No local foram ensinadas técnicas para plantio de um pomar da fruta (escolha e preparo da área, adubação, tutoramento, condução das plantas, tipos de mudas, produção das mudas, plantio e custos) e cuidados iniciais para implantação da cultura na região. As sementes com folhas de cactos dos gêneros “Hylocereus” e “Selenicereus” podem gerar até seis tipos diferentes de pitaya.

Em fevereiro deste ano foi realizado um plantio experimental de pitaya em uma área da fazenda com 1.200m², que corresponde a aproximadamente 25% de toda a área do experimento. A ação faz parte das ações do projeto Inova Agroecologia Maricá, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Dentro de um ano, os frutos estarão disponíveis para colheita e o intuito é que sejam distribuídos a restaurantes da cidade e também a um projeto na rede municipal de ensino.  Uma fruta que chega a custar R$20 por quilo no mercado comum.

Diretor da Biotec Maricá, o engenheiro agrônomo Clodoaldo Brandão,  explica que essa é a primeira apresentação do cultivo da fruta para os futuros produtores.

“Estamos estruturando os arranjos produtivos agroalimentares do município e dentro dessa estratégia iniciamos experimentos com pesquisas, para sabermos quais serão os melhores materiais para serem implantados para produção local. Esse ‘Dia de Campo’ vem para ensinar os agricultores a terem o primeiro contato com a cultura, que é a pitaya, que tem alto valor de mercado. Mostramos algumas técnicas para que eles possam produzir. Dentro desse projeto iremos produzir mudas para fornecer aos agricultores do município”, ressaltou.

Coordenador do Inova Agroecologia Maricá, o engenheiro agrônomo Willian Pereira, falou sobre levar o conhecimento do plantio da fruta aos participantes. “São pesquisas que estão em campo e os estudantes e produtores estão podendo acompanhar a pesquisa desde o início. Aqui todos têm a oportunidade de adquirir experiências desde a preparação do solo, plantio e colheita.  Nosso objetivo é capacitar o produtor para que ele plante, produza para consumo e venda”, explicou.

Experiência em campo

A Produtora orgânica do sistema participativo de garantia do município de Seropédica, Priscilla Rodrigues, pretende levar o conhecimento aprendido para sua região.

“Realizei recentemente o experimento com diferentes tipos de pitaya, a branca, vermelha e amarela, como faço parte de um sistema participativo, o grande potencial é compartilhar o conhecimento junto com os agricultores familiares do meu território. Estou aqui para adquirir conhecimento e poder compartilhar e aprendi muito sobre a pitaya”, contou.

Morador de Cordeirinho, Wallace Lima, quer implantar a pitaya para a horta comunitária do bairro.

“Eu tinha uma em casa, mas ela virou um cacto, pois não sabia da necessidade da poda, do adubamento e de outras técnicas, que aprendi hoje. Estou levando oito mudas de pitaya, da branca e vermelha para sair o fruto. Com conhecimento ensinado hoje, implantarei na minha horta”, contou.

O indígena da aldeia Mata Verde Bonita, Amarildo Karay, levará para os demais indígenas as informações adquiridas no “Dia de Campo”.

“Estou representando nossa aldeia. A agricultura faz parte da nossa vida e é uma experiência muito boa para nós, que iremos aproveitar muito. Vou levar o que aprendi aqui para os demais. Já temos a pitaya na aldeia, mas não sabíamos como manusear a fruta e que o valor comercial e nutricional dela são tão importantes”, afirmou.

Benefícios para a saúde

Devido à sua composição nutricional, a pitaya ajuda a combater o câncer (por sua ação antioxidante) e doenças cardíacas (auxilia na redução do LDL colesterol), além de melhorar a pressão arterial devido à ação da captina, uma substância presente na fruta. Especialistas afirmam que uma das grandes vantagens do plantio da pitaya é que se trata de um produto fácil de cultivar em pequenas propriedades.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here