Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá comemorou nesta terça-feira (22/03), em um evento organizado pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), o Dia Mundial da Água, com foco nos projetos de expansão da rede de distribuição de água local e avanços no sistema de esgotamento sanitário. A parceria com a empresa Águas do Rio aconteceu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, e trouxe direcionamento das ações dos órgãos envolvidos para os próximos meses.

A principal novidade anunciada foi o início das obras de ligação entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Maricá, no Pedreira, na região central, e a ETA Ponta Negra, no mesmo bairro, processo que aumentará para 120 litros por segundo o volume de água distribuído no município. Essa mudança beneficiará cerca de 30 mil moradores, por meio da ampliação do fluxo e vazão do recurso natural.

“Esse é um dia em que o mundo fala sobre a água e, em Maricá, celebramos a expansão da nossa rede de distribuição, um marco, sem dúvida. Garantir o acesso à população é um desafio e agimos com eficiência na resolução desse problema. Somos um município em expansão exponencial e precisamos trazer respostas urgentes, tarefa que está sendo cumprida com as ações da Sanemar no esgotamento sanitário e com o diálogo participativo da Águas do Rio na distribuição de água. Essas ações consolidam as nossas políticas sociais, tão importantes para o desenvolvimento local”, afirmou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Projetos da Sanemar trazem avanços

Outro ponto de destaque foi a expansão das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), operadas pela Sanemar. Ainda no primeiro semestre deste ano, estão previstas a reinauguração da ETE Pedreiras e da ETE Araçatiba, que se unem as que já existem nos residenciais Carlos Alberto Soares de Freitas (condomínio do programa Minha Casa Minha Vida – MCMV, em Inoã) e Carlos Marighella (MCMV de Itaipuaçu), localidade do Beira-Rio e Hospital Dr. Ernesto Che Guevara.

Além disso, ainda em 2022, está prevista a ampliação da rede de esgotamento sanitário em 9km, nos bairros de São José do Imbassaí, Silvado, Cordeirinho, Ponta Negra, Spar, Itaipuaçu, Inoã e no loteamento Itaocaia Valley. Com essa ação, 5 mil moradores dessas regiões passarão a contar com sistema de esgoto.

“Somos um dos municípios que mais cresce no estado e a Sanemar é um mecanismo essencial para fortalecer a estrutura local. O programa Sanear Maricá expande a rede de esgotamento sanitário, principalmente em bairros com população em vulnerabilidade social. Paralelamente a isso, distribuímos caminhões-pipa periodicamente a áreas que ainda não tem abastecimento de água e lançaremos projetos voltados à educação ambiental e ao cadastro dos interessados em ter o sistema de esgotamento sanitário. Essas são ações essenciais para a infraestrutura da cidade”, destacou Rita Rocha, presidente da Sanemar.

Águas do Rio estabelece compromisso com o abastecimento de Maricá

Representantes da empresa Águas do Rio — responsável pelo serviço de distribuição de água na cidade —, estiveram presentes no evento e reforçaram o compromisso em trazer avanços ao município, com o investimento de R$ 255 milhões na cidade nos próximos 5 anos.

“Estamos iniciando obras que vão dobrar a distribuição de água na região, o que é um grande ganho para os moradores. Em adição a isso, temos alguns desafios, ligados às fontes alternativas de água, à estiagem, à distribuição e à capacidade de reserva. Com isso em mente, vamos buscar soluções para garantir avanços na distribuição de água à população”, concluiu Sérgio Braga, superintendente da Águas do Rio na região Leste Fluminense.