Foto: Leandro Matheus

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), apresentou nesta sexta-feira (05/08) o Sanear Saúde, programa socioambiental de manutenção e ampliação de esgotamento sanitário, aos agentes comunitários das Unidades de Saúde da Família (USF) do 2º distrito (Ponta Negra).

Realizado no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, o evento contou com a participação de agentes das USF de Ponta Negra, Espraiado, Guaratiba, Marinelândia e Cordeirinho. A diretora comercial da Sanemar, Simone Costa, disse que os agentes comunitários podem auxiliar a Companhia a pensar iniciativas voltadas às necessidades dos munícipes.

“Mudanças de hábitos ruins como o descarte incorreto do óleo de cozinha, por exemplo, são necessárias e os agentes de saúde são peças fundamentais para essa mudança de comportamento, principalmente das pessoas em maior situação de vulnerabilidade”, avaliou Simone.

Daniele Pereira da Silva, agente comunitária de Ponta Negra, afirmou que a partir desse encontro se sente mais preparada para atender as famílias sobre as características sociossanitárias dos domicílios de Maricá.

“Como estamos sempre em contato com o público é fundamental levarmos até eles informações sobre os cuidados com o saneamento. Infelizmente quando realizamos as visitas ainda encontramos casas sem banheiros, sem água encanada e a palestra de hoje nos deu um novo olhar sobre essas pessoas e uma direção de como ajudá-las a viver com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou Daniele.

É importante destacar que esse mesmo programa já foi apresentado aos agentes comunitários do 1º distrito (São José do Imbassaí, Ponta Grossa, Mumbuca, Ubatuba, Amizade, Barra e Centro) e que em breve será feito nos demais distritos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here