A Prefeitura de Maricá vai implantar um projeto cultural para atender 160 moradores dos condomínios Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu e Inoã. Serão oferecidas oficinas gratuitas de dança, percussão, estética, arte, cidadania e tecnologia da informação para crianças e jovens de 8 a 16 anos em dois turnos. A previsão é iniciar as atividades neste semestre.

O projeto da Secretaria de Cultura tem o apoio da Secretaria de Educação e será executado pela associação cultural Ilê Aiye, de Salvador (BA), que faz esse trabalho com crianças e adolescentes há 47 anos.

“É um projeto que envolve cultura com dança, percussão e a formação de agentes culturais”, destaca o secretário de Cultura, Sady Bianchin, durante apresentação da iniciativa ao prefeito Fabiano Horta.

Formação crítica

Segundo Edmilson das Neves, um dos diretores e gestor em projetos da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê (que significa Casa de Negro), a ideia é desenvolver o programa em Maricá para fazer com que crianças e jovens sejam sujeitos críticos.

“Quando conheço a minha história, eu começo a conhecer a tua história e começo a lhe respeitar. Essa é a expertise que o Ilê Ayie traz e vamos plantar essa semente aqui para construir novas histórias e sermos multiplicadores”, disse Edmilson.

Sobre o Bloco Carnavalesco Ilê Aiye

Criado em 1974 no bairro Curuzu, em Salvador, a Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil. O Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro do país e se consolidou como uma das expressões culturais do Carnaval de Salvador. O bloco é considerado um patrimônio da cultura baiana e conta com diversas ações de valorização da cultura negra e de combate ao racismo.