Foto: Divulgação

A casa onde viveu o educador e antropólogo Darcy Ribeiro, na Praia de Cordeirinho, administrada pela Prefeitura de Maricá, foi o destino da edição deste sábado (25/09) do Sesc RJ na Estrada. O programa é exibido na emissora de televisão Band Rio, e está disponível também no Youtube (clique aqui para assistir).

Durante o episódio, os espectadores tiveram contato com o simbolismo cultural do local, refúgio das ideias e produções de Darcy, além de serem apresentados à integração entre a arquitetura projetada por Oscar Niemeyer e a beleza da região litorânea.

A secretária de Educação do município, Adriana Costa, participou do programa e reforçou a importância cultural da Casa Darcy Ribeiro para a cidade, destacando a iniciativa “Maricá: Cidade do Samba e das Utopias”, que transforma espaços históricos em museus e outras estruturas culturais.

“O projeto Maricá: Cidade das Utopias tem um peso cultural e educacional muito grande, porque Darcy e Niemeyer viviam também a utopia de uma vida melhor”, pontuou a secretária, ressaltando também o peso do encontro entre dois personagens históricos no município.

“Darcy Ribeiro se encontrou com Oscar Niemeyer em Cordeirinho, pedindo para ele desenhar essa casa em formato de oca. Tudo isso para lembrar sempre do período que ele passou com o povo que mais amava, o povo brasileiro, e, principalmente, os indígenas”, completou.

A Casa Darcy Ribeiro

A casa possui 11 cômodos, em formato côncavo e com paredes em curvas, similares a uma oca, uma referência aos povos indígenas, admirados por Darcy Ribeiro.

A residência conta com a exposição de objetos pessoais do antropólogo e estruturas que remetem a sua trajetória. Na entrada principal, há uma estátua de bronze de Darcy Ribeiro posicionada de frente à praia, uma alusão a sua paixão pela Praia de Cordeirinho.

O local passou para a administração municipal através de um comodato, assinado em fevereiro de 2009 junto à Fundação Darcy Ribeiro, com o objetivo de resgatar e compartilhar as ideias do sociólogo.

Visitação

A Casa Darcy Ribeiro fica na Rua 119, n° 395, em Cordeirinho, região litorânea de Maricá. O espaço está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o agendamento é feito pelo telefone (21) 2637-2053. A entrada é gratuita.

Quem foi o educador e antropólogo

Darcy Ribeiro se notabilizou por trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação, sociologia e antropologia, tendo sido, ao lado de Anísio Teixeira, um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília (UNB), elaborada no início dos anos 1960. O educador também idealizou a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos.

Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), onde ocupou o cargo de vice-governador, Darcy Ribeiro criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal.

Darcy Ribeiro também foi ministro-chefe da Casa Civil do presidente João Goulart e exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro, de 1991 até sua morte em 1997. Ele também publicou vários livros, boa parte deles sobre os povos indígenas, lançando “O Povo Brasileiro” pouco antes de falecer, obra na qual, dentre outras impressões, relativiza a suposta ineficiência portuguesa.