Domingo (27/06) também é dia da I Mostra Online de Cinema de Maricá. Às 16h, as páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura de Maricá – no Facebook e no Youtube – transmitem simultaneamente o documentário “Angel Vianna: voando com os pés no chão”, já às 19h é a vez de “Marcos Medeiros – Codinome Vampiro” e fechando a noite, às 21h, tem o belíssimo “Maysa”.

O documentário “Angel Vianna: voando com os pés no chão”, da diretora Cristina Leal, mostra a dança através do retrato da vida e carreira da bailarina Angel Vianna. O longa, lançado em 2019, apresenta toda a trajetória de um dos mais conceituados nomes da dança contemporânea brasileira por meio de entrevistas, performances e homenagens de seus próprios alunos.

Com direção de Vicente Duque Estrada, o documentário “Marcos Medeiros – Codinome Vampiro”, lançado em 2018, apresenta um personagem esquecido da nossa história que foi líder estudantil em 1968. Preso, torturado, cassado e exilado na Europa, Marcos começou a se dedicar ao cinema, tendo feito curtas com Chris Marker na França, um longa com Glauber em Cuba, e depois trabalhado na Itália com Rossellini. A incapacidade de se inserir numa sociedade burguesa e sem utopias leva Marcos à depressão.

“Maysa” é um documentário exibido pela TVE (TV Educativa), em 1987, em homenagem à cantora Maysa. O conteúdo foi gravado em 1974 nas localidades de Maricá (RJ), onde a cantora residia na época. Além de mostrar a casa de praia onde Maysa vivia, o filme resgata a trajetória artística da cantora que respondia perguntas de grandes personalidades, como: Antônio Carlos Jobim, Carlos Alberto Loffler, o pianista Ribamar, o cronista Mister Eco, Roberto Menescal, Luiz Eça e Aloísio de Oliveira.

A I Mostra Online de Cinema de Maricá acontece até 30 de junho. São três sessões por dia transmitidas sempre pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube, às 16h, 19h e 21h.

Serviço:

Domingo – 27/06 – Exibição nas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube.

16h – ANGEL VIANNA – de Cristina Leal

19h – MARCOS MEDEIROS – CODINOME VAMPIRO – de Vicente Duque Estrada