Nesta quinta-feira (24/06) o melhor da música popular vai se fazer presente no terceiro dia de exibição da I Mostra Online de Cinema de Maricá. Às 16h tem “Semente da Música Brasileira” com grandes nomes do samba noventista. Às 19h é a vez dos sambistas do bairro de Oswaldo Cruz soltarem a voz no longa “Paulo da Portela – O seu nome não caiu no esquecimento” e, às 21h, tem “Cauby – Começaria tudo outra vez” interpretando canções que vão de Bossa Nova até o rock’n roll.

Da diretora Patrícia Terra, o documentário “Semente da Música Brasileira”, lançado em 2018, narra a história do bar que virou reduto da nova geração de sambistas e músicos da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. O Bar Semente, responsável pela renovação do samba e da música instrumental dos anos 90 na capital carioca, apresenta toda uma nova geração de músicos como Yamandu Costa, Teresa Cristina, Roberta Sá, Zé Paulo Becker e Moisés Marques.

Dirigido por Dermeval Netto e lançado em 2001, “Paulo da Portela – O seu nome não caiu no esquecimento” foi concebido para celebrar o centenário de nascimento de Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela, um dos fundadores da escola de samba cujo nome foi incorporado ao seu.

Além de compositor consagrado, Paulo sempre trabalhou em prol do reconhecimento e valorização do samba, liderando com extrema diplomacia o grupo de sambistas do bairro de Oswaldo Cruz e atuando fortemente contra a discriminação dos negros. O documentário conjuga informação histórica e musical, crônica poética e a dramatização de algumas cenas importantes da vida do compositor.

Lançado em 2013 o documentário “Cauby – Começaria tudo outra vez” mostra a trajetória de Cauby Peixoto, considerado por muitos o maior cantor do país e uma figura icônica na música brasileira. O longa aborda momentos decisivos da vida e da carreira do cantor, além de entrevistas e registros de shows.

O filme utiliza depoimentos de fãs e de artistas como Maria Bethânia, Emílio Santiago, Agnaldo Timóteo e Agnaldo Rayol, além dos pesquisadores Ricardo Cravo Albin e Rodrigo.

A I Mostra Online de Cinema de Maricá acontece até 30 de junho, sempre com três sessões (às 16h, 19h e 21h) por dia, transmitidas simultaneamente pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura de Maricá no Facebook e no Youtube.

Serviço:

Quinta-feira – 24/06 – Exibição nas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube.

16h – SEMENTE DA MÚSICA BRASILEIRA – de Patrícia Terra

19h – PAULO DA PORTELA – de Dermeval Neto