Nesta quarta-feira (23/06) mais três importantes obras do cinema brasileiro serão exibidas na I Mostra Online de Cinema de Maricá. Às 16h as páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura de Maricá – no Facebook e no Youtube – transmitem simultaneamente o documentário “Jango”, já às 19h é a vez do de “Escolas em Luta” e fechando a noite, às 21h, tem o didático “Setenta”.

Lançado em março de 1984, “Jango” refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. Jango narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente. O roteiro é de Maurício Dias e Sílvio Tendler e a trilha sonora assinada por Milton Nascimento e Wagner Tiso.

No estado mais rico e um dos mais conservadores do Brasil, o modus operandi da educação pública sofre um revés quando estudantes reagem ao decreto oficial que determina o fechamento de 94 escolas e a realocação dos alunos. Esse é o cenário caótico de “Escolas Em Luta”, documentário dirigido por Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques e Tiago Tambelli, que retrata a luta dos estudantes secundaristas em 2015, com várias imagens filmadas por eles mesmos.

Dirigido por Emilia Silveira, ”Setenta” foi lançado em 2013 e narra aquele que ficou conhecido como o mais longo sequestro político da história do país. O ano é 1970, um grupo de 70 presos políticos, membros das mais diversas organizações, é enviado ao Chile como exigência para a libertação do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher por parte de seus sequestradores. 40 anos depois, entrevistas com alguns dos ex-detentos retratam sua identidade, sua visão acerca da política naquela época e seus projetos para o futuro.

A I Mostra Online de Cinema de Maricá acontece até 30 de junho. São três sessões por dia transmitidas sempre pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube, às 16h, 19h e 21h.

Serviço:

Quarta-feira – 23/06 – Exibição nas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube.

16h – JANGO – de Silvio Tendler

19h – ESCOLAS EM LUTA – de Rodrigo T Marques