Gravações em Maricá do filme "Medida Provisória" - Foto: Clarildo Menezes

A poucos dias para o início da “I Mostra Online de Cinema de Maricá” é importante destacar que a relação do município com o cinema é antiga. Ao longo dos seus 207 anos, Maricá já serviu de locação para várias produções audiovisuais, entre as mais recentes estão os filmes; “Os Farofeiros”; “Aos Pedaços” – selecionando para ser exibido na Holanda no “International Film Festival Rotterdam”, um dos cinco festivais de cinema mais importantes do mundo – e “Medida Provisória” – dirigido por Lázaro Ramos e indicado para participar do Pan African Film Festival, evento de Cinema em Los Angeles.

Completando as produções mais recentes, também foi gravado em Maricá, cenas da série “Shippados”, produção da Globoplay, lançada em 2019 e estrelada por Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch.

Segundos atores, diretores e produtores de cinema que já gravaram aqui, a escolha por Maricá para produções audiovisuais se deve a vários fatores, sendo os principais, as belíssimas paisagens naturais, a proximidade com a capital, mas principalmente o apoio oferecido pela Prefeitura, através da sua Secretaria de Cultura, que sempre recebe bem as equipes de gravação e acredita no cinema como uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social.

“Vi umas fotos de locação do Ruy Guerra aqui em Maricá  (“Aos pedaços”) e como estávamos há uns dois meses procurando um outro Rio de Janeiro, que nos oferecesse uma outra paisagem de beleza e contemplação, foi como um achado. Chegando aqui vi que era muito melhor do que eu havia imaginado”, destacou o diretor e ator, Lázaro Ramos na época das gravações de Medida Provisória.

Não é por acaso que desde 2017 a Prefeitura vem desenvolvendo projetos voltados para o audiovisual, buscando parcerias e visando o fomento de produções na cidade. Entre essas parcerias está, por exemplo, a assinatura de um termo de cooperação com o governo Italiano, assinado em junho de 2019, além de cursos de cinema, teatro, fotografia, oficinas, curtas-metragens e demais iniciativas da pasta da Cultura oferecidas à população e, que culminou em agosto de 2020, na entrega do Cinema Público Municipal Henfil, um cinema que nasce popular, democrático e sem fins lucrativos.

“A I Mostra Online de Cinema de Maricá é apenas o pontapé inicial de um grande projeto de fomento à cultura e aos conteúdos audiovisuais. Maricá possui um grande potencial e temos planos de criar mostras, lançamentos com debates, atrair festivais, criar uma rede do audiovisual e articular parcerias da secretaria com escolas e universidades que tenham cursos de cinema”, conta o secretário de Cultura Sady Bianchin, destacando em seguida que  Maricá deve receber em breve um polo de cinema, para a gravação de “Malês”, com direção de Antônio Pitanga. O longa tem locações na Bahia e em Maricá.

A I Mostra Online de Cinema de Maricá acontece de 21 a 30 de junho. Ao todo serão 30 sessões em 10 dias de evento. Todas as sessões serão transmitidas pelas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura, presentes no Facebook e Youtube, às 16h, 19h e 21h. Entre as obras apresentadas estão documentários sobre artistas, poetas, pensadores e músicos brasileiros, além de filmes premiados em festivais nacionais e internacionais.