No próximo dia 19 de maio, às 9h, a Atenção Primária à Saúde de Maricá realizará uma nova edição do “Fórum Permanente de Atenção Psicossocial”. Com o tema “Em defesa do SUS, Reforma Psiquiátrica e da Atenção Psicossocial – Conquistas e Desafios”, o bate-papo ao vivo será com o Professor Doutor Pedro Gabriel Delgado, atuante no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde de 2000 a 2010, e presidente da III Conferência Nacional de Saúde Mental (2001) e da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial (2010).

“É muito importante esse espaço de discussão coletiva com todos os trabalhadores e trabalhadoras, usuários e usuárias, familiares do campo da saúde mental para discutirmos a defesa do SUS, dos Caps e a defesa da democracia no nosso país”, reitera o professor Pedro.

De acordo com a Coordenadora da APS Maricá, Shirley Linhares, o Fórum abordará, à luz da saúde mental, a importância do SUS e de sua atuação. “É essencial a sua defesa e continuidade de seus trabalhos”, analisa.

“A ideia principal é fortalecer a atuação da RAPS através de suas equipes do CAPS, Multiprofissionais e Atenção Primária à Saúde na saúde mental da população de Maricá e na defesa de nosso sistema de saúde que tanto salva vidas, especialmente em tempos de pandemia”, afirma a gerente da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Edna Francisca.

Será realizado pela SMS Maricá, gerência de Saúde Mental, NEPS e Escola de Gestão da Prefeitura Municipal de Maricá. O público alvo são profissionais atuantes na APS e RAPS, Conselho Municipal de Saúde e demais conselhos, Rede Intersetorial, entre outros. O link de acesso é https://meet.google.com/ikj-mvjn-ogk.