Esclarecimentos sobre a Lei Aldir Blanc em clima de encontro entre amigos. Essa foi a atmosfera que norteou a reunião online promovida pelo secretário de Cultura, Sady Bianchin, com representantes de 30 coletivos culturais do município, ocorrida na tarde dessa quinta-feira (06/08). A cacique Jurema, da aldeia guarani Mata Verde Bonita, devidamente paramentada, abriu o debate com uma saudação em sua língua, seguida por Maria do Carmo, do acarajé, puxando uma cantiga de Oxalá para desejar boa sorte a todos. A cantora Jô Borges encerrou o encontro.

“A maioria dos municípios, posso dizer que mais de 80 por cento, não tem relacionamento com a sociedade civil como estamos vendo acontecer aqui. Então, esse encontro é, de fato, um marco, ainda mais em tempos de pandemia”, ressalta Rosely Pellegrino, da Secretaria de Cultura e integrante da Comissão da Lei Aldir Blanc.

Entre uma explicação e outra para tirar dúvidas dos participantes, dadas pelo subsecretário da pasta, Phelippe Vieira, e de critérios sugeridos para determinar valores a serem autorizados  através da lei, o ambiente agregador da cultura se fortaleceu. “A transparência e a horizontalidade são, para nós, dois princípios de extrema importância e que queremos que seja um exemplo para outras cidades, seguindo a visão do governo Fabiano Horta de justiça e valorização social”, destaca Sady.

Visivelmente satisfeito com o resultado positivo do encontro, o secretário deixou claro que esse é o primeiro de muitos outros que ele pretende organizar, aproveitando para agradecer a presença de tantos profissionais do setor: “Agradeço a disponibilidade e confiança”, finaliza.