Credenciais serão entregues na sede da secretaria, no GGIM - Foto: Fernando Silva

Quem mora ou precisa trabalhar utilizando veículos nas áreas que serão fechadas em toda a cidade para o Carnaval 2020 poderá obter credenciais de trânsito livre. A partir desta segunda-feira (17/02), os motoristas que quiserem retirar o documento devem procurar a sede da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária de Maricá, que fica na Rua Barão de Inoã nº 35, no Centro, até a próxima quinta-feira (20).

A liberação é direcionada a empresas prestadoras de serviço que irão trabalhar no abastecimento, comerciantes e moradores impactados diretamente com o fechamento das vias, e vale para as regiões onde haverá eventos promovidos pela Prefeitura.

Os interessados devem procurar o órgão munidos de cópia dos seguintes documentos: Contrato Social (pessoa jurídica) ou RG (pessoa física); CNPJ/CPF; comprovante de endereço; contrato de serviço registrado e com firma reconhecida no caso das prestadoras de serviço; e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado. De acordo com o subsecretário da pasta, coronel Edson do Amaral, a solicitação será recusada caso falte algum desses itens ou haja irregularidades observadas.

“Utilizar outros veículos indevidamente, por exemplo, vai acarretar no confisco do documento, entre outras sanções. Além disso é importante lembrar que, salvo uma emergência, não será permitida a movimentação na hora da passagem dos blocos, para que não haja confusão nas áreas delimitadas”, alertou o subsecretário.

Outra medida que será adotada nos dias de folia será a suspensão da cobrança pelas vagas do Maricá Rotativo. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o estacionamento será liberado em todas as áreas onde houver os espaços numerados, e sem o tempo máximo de parada.

A medida vai valer a partir das 19h da sexta-feira (21/02) e vai até a Quarta-Feira de Cinzas, retornando normalmente no dia 27/02. Neste período, os agentes e veículos do Maricá Rotativo vão estar nas ruas apenas para orientar os motoristas, em apoio às operações de trânsito da Guarda Municipal.