Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, inaugurou nesta quinta-feira (18/08) o Parque Linear do Flamengo, nova área de lazer da cidade que conta com diversos equipamentos esportivos em uma área de mais de dez mil metros quadrados.

O parque fica no limite entre as ruas Uirapurus e João Machado Souza e conta com skatepark, paredes de escalada, quadra poliesportiva, quadra de areia, quadra de streetball, playground, academia de musculação e da terceira idade, áreas de convívio social e quiosques, com todos os espaços interligados por ciclovias.

O prefeito Fabiano Horta disse que será incluída uma nova linha dos Vermelhinhos para facilitar o acesso de moradores e visitantes ao Parque Linear do Flamengo. Segundo Fabiano, este é um novo conceito que está sendo introduzido no município.

“É um parque urbano que significa um conjunto com aparelhos esportivos, áreas de convivência e onde a troca humana pode se dar muito próxima dos bairros. A gente fez espaços como este nas orlas e agora queremos que os bairros mais distantes do sistema lagunar também possam ter seus parques lineares”, destacou o prefeito, informando que Inoã será o próximo bairro a receber um parque linear. “Vamos construir um projeto no terreno ao lado da UPA”, completou.

O secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, falou sobre o conceito do Parque Linear. “A ideia é pulverizar esses espaços com esse conceito e formato no interior da cidade. Na próxima semana, já começa a ocupação do parque pelas secretarias de Esporte, Cultura e de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher”, afirmou Victor.

Ainda de acordo com ele, o terreno que abriga a nova área de lazer era da União e foi cedido ao município. No local, moravam 12 famílias, algumas há mais de 40 anos. Elas foram incluídas no aluguel social e terão prioridade no programa de reassentamento municipal, quando a prefeitura adquire imóveis do setor privado que são cedidos aos cadastrados no programa.

O espaço tem aproximadamente 600 metros lineares, e funciona também como corredor esportivo do bairro, próximo a Arena Flamengo, que é uma área tradicional de Maricá caracterizada por ser uma zona de passagem tanto para o Centro do município quanto para a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

Moradores comemoram nova área de lazer

No novo espaço de lazer, o pequeno Henrique Braz Figueiredo, de 4 anos, se aventurava no muro de escalada, observado pelos pais. Morador do bairro, o pai Nicolas dos Santos Figueiredo, de 29 anos, afirmou que o novo espaço será ótimo para diversão das crianças e jovens.

“Ficou muito bonito e é um local que incentiva o esporte com muro de escalada, futebol, quadra de futevôlei, espaço pra galera andar de skate, patins. Todo dia agora vai virar ponto certo para trazer meu filho para se divertir nesse espaço”, afirmou Nicolas dos Santos Figueiredo.

Na pista de skate, Kauã Rodrigues Lourenço, de 19 anos, morador do Centro, fazia manobras e comemorou o novo espaço. “A pista está muito profissional, muito boa, acabamento tudo perfeito. Aqui ficou top para fazer as manobras”, disse Kauã.

Sistema binário no Parque Linear

A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária implementou nesta quinta-feira (18/08) o sistema viário binário nas ruas Vereador Luiz Antônio da Cunha (antiga Uirapurus) e João Machado Souza (antiga Rua 6), que ficam no entorno do novo Parque Linear, no Flamengo. Com a mudança, o trânsito da Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha seguirá em sentido único até o centro da cidade. Já o tráfego da Rua João Machado Souza terá sentido oposto, em direção ao bairro Flamengo e à Rodovia Amaral Peixoto.

Agentes de trânsito e equipes de sinalização orientaram motoristas e pedestres. O secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção, falou sobre a importância da mudança.

“A criação do sistema binário é importante no município, pois proporciona a criação de mais vagas e traz mais segurança para motoristas e pedestres. Pretendemos fazer isso em todas as vias que propiciem a colocação do sentido único, porque já está mais do que comprovado que o sistema binário evita acidentes frontais e facilita o ordenamento viário”, explica Marcinho.