Estudantes, professores e pais tomaram conta no último sábado (30/11), do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. O evento, realizado pela Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), já tem sete meses de atividades ininterruptas.

O TI Games une várias pessoas em um só lugar com objetivos em comum, como desenvolvimento social a partir dos games, criação de jogos e melhoria de desempenho através das partidas. De acordo com Victor Prado, coordenador do projeto, 2.500 alunos participaram ativamente da iniciativa desde a sua criação.

Ainda segundo ele, o objetivo do evento é mostrar que os jogos podem ser um grande aliado de quem quer se aventurar. “Queremos mostrar aqui que os games aproximam as pessoas, eles são com certeza um instrumento de aproximação social. Estamos desmistificando esse universo de que os games só atrapalham as pessoas”, explicou.

A professora Elisângela Figueiredo ressaltou o desempenho dos seus alunos. “O game chegou para melhorar a aprendizagem do aluno, propor inclusão, incentivar a participação. Os alunos melhoraram a aprendizagem, principalmente porque eles sabem que dentro do jogo eles também precisam tirar nota boa”, comentou a professora da Escola Municipal Amanda Pena de Azevedo Soares, no Bananal.

“É muito bom participar desse evento. É muito interessante porque os games atraem a atenção do jovem a partir do assunto que ele gosta, então isso se torna um fator positivo para que ele comece o desenvolvimento nessa área”, disse o estudante do IFF Pedro Augusto Barbosa, de 17 anos.

“Essa iniciativa de colocar as crianças para participar é boa. Os jovens, assim, têm uma nova ideia de mercado de profissões. Meu filho era um garoto introvertido, depois que esse universo dos games se expandiu para ele, ele passou a conversar mais, a desenvolver mais, disse Thaises Bernardo, a mãe de um dos alunos participantes do projeto.

Na próxima semana, nos dias 7/12 e 08/12,  a Arena Flamengo recebe a semifinal e a final do TI Games.  As duas escolas que obtiverem o melhor resultado serão contempladas com salas de jogos para desenvolvimento dos alunos.