Curso de Beleza no polo de qualificação de Inoã - Foto: Elsson Campos

“Vejo que essa área da beleza é próspera. Também quero complementar a renda junto ao estágio. Além do mais, posso trabalhar por conta própria”, projetou a estudante de Psicologia, Aline Araújo de Freitas, de 26 anos, que se inscreveu no curso de manicure e pedicure e já concluiu o curso de Operador de Computador pelo Programa de Qualificação Profissional.

A declaração, que mostra a enorme receptividade ao programa de qualificação profissional da Prefeitura, foi dada nesta terça-feira (22/10) durante a inscrição para os três cursos oferecidos pelo programa da Secretaria de Trabalho em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No interior da carreta-escola do Senac, estacionada no Polo de Inoã, serão oferecidos os cursos de Técnicas de cabeleireiro, manicure e pedicure e Design de Sobrancelhas. As aulas serão ministradas de 3ª a 6ª feira no polo situado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), Lote 3, quadra 5, Inoã.

A carreta com cerca de 14 metros, refrigerada, é equipada com cadeiras de cabeleireiro, cadeiras de manicure (conhecidas como cirandinhas), autoclave (aparelho para esterilizar os utensílios de manicure e pedicure), além de bebedouro e depósito para guardar o material utilizado no curso.

Acompanhando de perto as inscrições, o secretário da pasta, Frank Costa, se surpreendeu com a demanda. “O resultado é positivo. Dá para ver como as pessoas estão buscando se qualificar na cidade”, frisou o secretário, apontando para os interessados que estavam na fila.

Sem trabalhar há três meses, Dayana Vogado, de 31 anos, não perdeu a chance de tentar voltar ao mercado de trabalho e se inscreveu no curso de cabeleireiro. “Espero me profissionalizar para trabalhar na área, pois é um plano meu de futuro. Eu sempre quis fazer, só não tive a oportunidade”, relatou Dayana, que já concluiu pelo programa o curso de Assistente Administrativo e Gestão de Negócios.

Trabalhando por conta própria, Patrícia Noronha, de 35 anos, observou uma movimentação no polo e foi verificar do que se tratava. “Vim apenas me informar. Quando soube o que era, fui correndo em casa buscar os documentos necessários para me inscrever no curso de Design de Sobrancelhas”, contou a moradora do mesmo bairro, que foi matriculada no curso de design de sobrancelhas.

Professora do Ensino Infantil, Jociane Cardoso, de 28 anos, pretende fazer o curso de manicure e pedicure para se aperfeiçoar na profissão. “Já faço unha em casa e quero aprimorar. Ter um certificado é melhor”, disse. “Acho esse programa muito bom, pois dá oportunidade de a pessoa estudar e conseguir um emprego”, frisou.

A previsão para o início do curso de Técnicas Básicas de Cabeleireiro, que será ministrado no turno da tarde, é no dia 29/10, com um total de 100 horas de duração. O de manicure e pedicure, lecionado nos períodos da manhã e da tarde, tem previsão para iniciar no dia 31/10, com um total de 100h. Já o de Design de Sobrancelhas tem duração de 20h e está previsto para começar também no dia 29/10, com turmas no turno da manhã. Ao todo foram 98 inscrições efetuadas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here