Obras de duplicação da Estrada dos Cajueiros - Foto: Marcos Fabricio

Começou às 7h desta terça-feira (22/10) a interdição da Estrada dos Cajueiros para os veículos, em razão da obra de macrodrenagem que a Prefeitura de Maricá realiza na altura da ponte sobre o rio Bambu.

Em ambos os lados, homens e máquinas instalam manilhas e galerias pluviais que vão cruzar a pista em direção ao curso d’água. Por conta deste trabalho , o fechamento da via – cujo nome oficial é Oscar Vieira da Costa Júnior – será mantido em tempo integral até sexta-feira (25/10).

Os bloqueios da estrada estão sendo feitos em dois pontos: para quem chega pela rodovia RJ-106, está na altura da parte já duplicada em frente ao condomínio Portal dos Cajueiros. Já quem sai do Jardim Atlântico pela Rua Hélio Guapyassu de Sá (antiga 66), deve seguir pela Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) para acessar a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e a Avenida Carlos Marighella (antiga Estrada de Itaipuaçu).

Nas duas partes, há ainda dois bloqueios próximos à ponte, um deles na altura da Escola Municipal Oswaldo de Lima Rodrigues. Desde as primeiras horas, não havia retenções nesses pontos no primeiro dia de obras.

No fim do primeiro dia de intervenção, a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) considerou que o trabalho foi realizando dentro do cronograma e manterá o ritmo nesta quarta-feira. Já a Guarda Municipal informou que não foram registrados maiores problemas no trânsito, com equipes orientando os motoristas.

As linhas de ônibus e vans que passam na Estrada dos Cajueiros tiveram seu itinerário modificado, seguindo pela Avenida Jardel Filho, Rua Professor Cardoso de Menezes e Avenida Carlos Marighella para chegar à RJ-106.

A ação consiste em dois cortes transversais na pista, um de cada lado da ponte, para o escoamento das águas pluviais das duas redes, uma com manilhas de 1,2 metro (vindas da RJ-106) e outra com galerias retangulares de 3 metros de largura (na parte oposta). O fluxo será despejado dentro do rio no sentido em que corre na direção do encontro com o Canal da Costa, próximo à região da restinga.

A intervenção é parte da obra de duplicação da estrada, que começou no ano passado e vai levar melhorias que incluem nova pavimentação, iluminação e a construção de uma segunda ponte no local. As pistas terão uma largura total de 21 metros, com pistas de rolamento de 7 metros cada, acostamento e 2 metros de ciclofaixa na divisória da via. Também haverá a construção de novas calçadas em ambos os lados.