Pré-conferência de Cultura em Cordeirinho - Foto: Katito Carvalho

A Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira, em Cordeirinho, recebeu a penúltima Pré-conferência Municipal de Cultura na noite da última quarta-feira (09/10). Ao todo, foram credenciadas 50 pessoas que discutiram propostas a serem apresentadas na III Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá.  

A cada encontro, os participantes elegem delegados para estar à frente de câmaras setoriais em torno dos eixos: Valorização e Regularização de Artistas, Descentralização das Atividades Culturais, Diretrizes de Elaboração do Plano Municipal de Cultura e Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural.

Morador de Cordeirinho há 20 anos, e eleito como delegado de artes plásticas, Ian David de Souza (22 anos) falou sobre a iniciativa. “Além fazer Rap, sou integrante do RUASIA, que é um movimento de cultura da cidade. Tenho muito envolvimento com a cultura, então acho que posso ajudar, de alguma forma, trazendo mais acesso à cultura para minha comunidade, dar mais incentivo para as pessoas que moram aqui”, comentou Ian. 

Para Richard Gomes Machado (17 anos), ações como esta são essenciais para o desenvolvimento do município. “A cidade está crescendo em estrutura, o meio ambiente está se desenvolvendo, vejo tudo melhorando cada vez mais, então é importante ter estas conversas, porque também precisamos cuidar da cultura. Antes eu morava em São Gonçalo, sou relativamente novo em Maricá, e aqui estou descobrindo este meu lado artista. Espero colaborar com boas ideias”, disse Richard. 

Com a Pré-conferência de Cordeirinho, a organização da III Conferência Municipal de Cultura totalizou 251 credenciamentos realizados até o momento. Na próxima quarta-feira (16/10) o último encontro distrital acontece na Lona Cultural Marielle Franco, das 17h às 21h. Para ser um candidato a delegado basta ter mais de 16 anos e participar ao menos de uma das pré-conferências. O credenciamento deve ser realizado entre 17h e 18h. 

Lista de delegados: 

Artes cênicas e circenses  

Delegado: Diogo de Oliveira Rosa 

 

Música 

Delegado: Fábio Valadares do Nascimento Rodrigues 

Suplente: Jonathan de Souza Conceição 

 

Literatura e Biblioteca 

Delegada: Mariana Mello 

Suplente: Marthison Celio da Silva Mendes 

 

Artesanato 

Delegada: Francielly da Silva Fernandes 

 

Cultura Popular 

Delegado: Jackson do Espírito Santo 

 

Movimento Social 

Delegado: André Luiz Castilho Prado 

 

Movimento Popular 

Delegado: Robinson Assis 

Suplente: Richard Gomes Machado 

 

Cultura Afro Brasileira 

Delegada: Nilceia Nascimento 

Suplente: Mônica Gurjão 

 

Audiovisual 

Delegada: Marina Jaimovich  

 

Artes Plásticas 

Delegado: Ian David de Souza 

 

Cultura Urbana 

Delegado: Saulo Ferreira da Rocha da Silva 

 

Sociedade Civil 

Delegado: Lucas Cortez Tavares 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here