Palestra apresentada na lona cultural da Barra de Maricá - Foto: Divulgação
Cerca de 140 estudantes das escolas municipais João Bezerra e Barra de Zacarias acompanharam na tarde dessa quinta-feira (19/09), na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra, a palestra sobre Plantas Comestíveis Não Convencionais (Panc), ministrada por Heitor Giuliano, especialista no assunto.

Alunos na faixa etária de 9 a 17 anos puderam entender melhor sobre educação alimentar e sobre espécies de árvores frutíferas em extinção, como a do Cambucá, por exemplo, considerado um dos dez frutos mais gostosos do mundo e originário da Mata Atlântica.

Organizada pela Secretaria de Cultura, em conjunto com as pastas de Educação e de Agricultura, Pecuária e Pesca, possibilitou que as crianças e jovens ainda levassem mudas de plantas para casa, após experimentarem um pouco de carne de jaca.

“Eles foram chegando desconfiados, meio assim sem querer, mas logo depois que os primeiros mais curiosos comeram e gostaram, todo mundo quis provar e também gostou muito, até porque é bem gostosa, mesmo, parece galinha”, conta Cláudia Maria, educadora ambiental.

Aplaudido com muito entusiasmo ao final da palestra, Giuliano era só agradecimento às secretarias envolvidas: “É bom demais ter a oportunidade de levar esse conhecimento aos estudantes, a gente percebe que eles curtem saber e conversam entre si, dizem que vão contar para os pais, isso é muito gratificante”, festeja. Sua ideia é promover o cultivo de hortas orgânicas nas escolas para que possam ser usadas no preparo da própria alimentação escolar. “É só uma idéia ainda, que pretendo botar no papel e propor à prefeitura”, diz.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here