Praça do Saber na lona cultural da Barra - Foto: Katito Carvalho

Contação de história, oficina artística, dança e diversas brincadeiras foram algumas das atividades que movimentaram na tarde desta sexta-feira (7/6) a recém-inaugurada Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá, com uma edição especial do projeto “Praça do Saber”, de iniciativa da secretaria de Cultura. Com a participação de alunos dos 4º e 5º anos da E. M. Vereador João da Silva Bezerra, essa edição contou a moderna história de Chapeuzinho Vermelho #2019 na qual o desejo do Lobo Mau é descobrir a senha do wi-fi da vovozinha.

Na parte de brincadeiras lúdicas, a contadora de história Tati Diniz brincou com a criatividade dos alunos ao apresentar o pano mágico e as inúmeras possibilidades de coisas que ele pode virar, narrou a história do pescador Juarez e sua sereia e colocou os alunos para dançar.

Em homenagem a Semana do Meio Ambiente, o evento também ofereceu oficina artística com uso de argila, material reciclado como garrafa de plástico de caixotes e diversas atividades monitoradas pela coordenadora de artes da secretaria de Cultura, Tatiana Branco.

Aluna do quarto ano da E. M. Vereador João da Silva Bezerra, Ana Vitoria Soares, de oito anos, já sabe desde cedo a importância da arte. Ela atuou na novela “Jesus” e fará parte do elenco da nova produção da Rede Record “Topíssima”. “Atividades assim nos ajudam a sonhar, a soltar a imaginação e nos ajuda a aprender de forma natural”, afirmou.

A aluna do 4º ano, Maria Eduarda Bonfim, de nove anos, adorou participar do evento. “Muito bom estar com meus amigos em locais fora da escola para poder nos divertir. Foi muito legal mexer com argila e tentar usar a imaginação na criação de vários objetos”, salientou.

A coordenadora de literatura, Suellen Figueiredo, ressaltou a importância do evento em levar literatura para diversos espaços públicos aproximando a criança dos livros. “Estamos perdendo o espaço da leitura para a tecnologia e até por uma questão de hábito. Precisamos reverter isso e mostrar para criança a magia que existe por trás de cada história”, ressaltou.