Sábado teve tributo a Cazuza na Festmar - Foto: Katito Carvalho

Organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, o Festival de Maricá (Festmar) fez parte da programação em comemoração aos 205 anos de emancipação político administrativa do município, e levou um animado público familiar para a Praça Tiradentes (Araçatiba) nos últimos dias 24, 25 e 26/05.

Além de shows musicais e atrações infantis, o evento contou com uma praça de alimentação repleta de food trucks com comidas variadas e cervejarias artesanais. “É um evento tranquilo, dá para curtir com as crianças e também tem muita comida boa e shows para os adultos”, contou Aidan Souza Silva, de 42 anos.

Durante a apresentação da Banda Tatudoemcasa, os vocalistas Cida Santos e Sirlei Cowboy levaram muita dança e alegria para todas as idades, com a participação especial de personagens vivos como Homem de Ferro, Hulk, Turma da Mônica, Masha e o Urso. Acompanhada do filho Davi, de 4 anos, Jessica Guterres, de 31 anos, aprovou a festa. “Está cheio de atrações! Já aproveitamos o parquinho, o pula-pula e ele tirou fotos com alguns personagens do desenho PJ Masks, estamos achando maravilhoso”, disse.

A parte musical foi do pop ao forró passando pelo rock, com direito a tributos aos maiores artistas do rock nacional. Em cada noite, Renato Russo, Cazuza e Raul Seixas receberam homenagens de seus ‘covers’. Outras opções foram uma exposição de carros antigos, food trucks e brinquedos para crianças, além das já conhecidas esculturas na areia.

Na sexta-feira (24/5), a abertura foi com a banda Thunderock detonando o melhor do rock and roll, que seguiu a todo vapor com a banda Os Imortais. A noite terminou com o cantor Dario Aaron e sua homenagem a Renato Russo, onde levou o melhor do repertório da Legião Urbana com direito a uma caprichada caracterização.

O casal formado pelo vendedor Márcio Rougemont, de 39 anos, e a empresária Tamires Tavares, de 31, que se mudou a cerca de 15 dias para Itapeba vindo de Niterói, curtiu a noite no FestMar namorando bastante. “O evento está muito bem estruturado, com shows muito bacanas. Não se vê muitos eventos assim em outras cidades próximas. Parabéns para a cidade”, elogiou Márcio.

O frio não foi suficiente para tirar a animação de um grupo de amigos que veio de Niterói prestigiar a festa. “Aqui é tranquilo e a prefeitura está de parabéns, pois o festival está bem legal”, disse Rogério Bartnik, de 34 anos, que tem uma casa de veraneio em Araçatiba.

“As outras prefeituras deveriam se espelhar na Prefeitura de Maricá pelos projetos de cultura que são bem ecléticos”, afirmou o agente comercial Fábio Marcelano, de 33 anos, morador de São Gonçalo, e que estava acompanhado de sua namorada Júlia Souza, de 28 anos.