Alunos visitam Unidade de Conservação do Espraiado - Foto: Marcos Fabricio

Vinte e um alunos do quarto e quinto da Escola Municipal Barra de Zacarias visitaram na manhã desta sexta-feira (24/05) a Unidade de Conservação do Espraiado e conheceram as curiosidades e belezas naturais do local. Essa ação é uma parceria entre as secretarias de Educação e Cidade Sustentável.

O coordenador da Unidade de Conservação do Espraiado, Rodrigo Melo, apresentou aos alunos a maquete da Bacia do Rio Caranguejo e também os levou para conhecer pessoalmente, ressaltando a importância de manter limpas as nascentes dos rios.

Os alunos também visitaram o Eco Museu Bertha Lutz que contempla sete aquários com mais de 25 espécies de peixes marinhos e das lagoas. “É fantástico poder educar a criança que se torna uma multiplicadora sobre a importância da educação e preservação ambiental”, destacou o coordenador.

O aluno do quinto ano, Weslley Silva, de 10 anos, adorou conhecer as belezas do Espraiado, principalmente, o Ecomuseu.

“Achei o máximo ver as diversas espécies de peixes e suas diferenças. Não sabia que a traíra não podia ficar perto de outras espécies. Temos que respeitar e preservar a natureza porque precisamos dela para viver”, disse o aluno que faz parte do projeto “Os Jardirneiros” que incentiva os alunos a plantar, limpar e colher a horta da escola.

A aluna Ana Sarah Duarte, de 13 anos, nunca tinha ido ao Espraiado e se surpreendeu com as belezas naturais do lugar.

“Muito legal. Isso aqui é fantástico. Quero agora trazer meus pais para conhecer. Eu me preocupo com a natureza por isso não jogo lixo na rua e me monitoro com a água que desperdiço. Sempre brigo com meus irmãos quando eles lavam o rosto e deixam a torneira aberta”, declarou a aluna.

O gerente da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Marcus Lacerda, ressaltou que o passeio faz parte do programa de visita às unidades de conservação, desenvolvido pela secretaria, como forma de incentivar a preservação do meio ambiente.

“Vivemos numa época de síndrome de abstinência da natureza. As crianças estão muito focadas em jogos e computadores e estão ficando com medo do ser vivo. É fundamental que a criança desenvolva a ética ambiental e tenha contato com o meio ambiente respeitando todas as formas de vida”, explicou o gerente.

Durante a visita foram explicados os conteúdos aplicados em sala de aula. Na ocasião, foram entregues cartilhas ecológicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) sobre a fauna e flora brasileiras.

A professora do quinto ano, Maria Fátima Magalhães Mano, ressaltou a importância dessa visita. “Temos que formar cidadãos cada vez mais conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente como forma de garantir o futuro e a própria vida. A relação do homem e natureza tem que ser harmônica é isso deve ser explorado desde cedo”, ressaltou a professora, acrescentando que, após a visita, os alunos desenvolverão atividades educativas sobre o passeio.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here