Programa Maricá+Verde. Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, promoveu nesta quinta-feira (28/07) mais uma edição do programa Maricá+Verde, na Praia de Ponta Negra, com distribuição de 200 mudas nativas de Mata Atlântica como ipês rosa, palmeira-garrafa, aroeira, tento-carolina, algodão da praia, entre outras espécies. Durante a ação que aconteceu no Dia Nacional de Conscientização da Natureza, comemorado nesta quarta-feira, também foram distribuídas porta-bitucas para alertar sobre o descarte irregular do material na areia.

No local, foi montada uma tenda com exposição de fotos que retratavam ações equivocadas como descarte de lixo na areia, pneus encontrados no fundo do mar, aves e animais marinhos enroscados em redes, além de um painel informativo sobre o tempo de decomposição de cada material despejado como papel, caixas de papelão, pano, cigarro, chicletes, madeira, boia de isopor, entre outros objetos encontrados na praia.

“Hoje, além de toda a questão do plástico e resíduos jogados no oceano que afeta a população do entorno, o cigarro é um dos resíduos mais poluentes porque tem mais de 4 mil toxinas que vão se decompondo. A bituca do cigarro leva em média cinco anos para se decompor e o composto químico é bioacumulativo. Estamos com esse trabalho de conscientização das pessoas”, afirmou a coordenadora do programa Maricá+Verde, Stela de Lima.

População apoia a ação

Vendedora de coco na Praia de Ponta Negra há 40 anos, Marina de Oliveira aproveitou a ação para completar o pomar montado no seu sítio. “Cultivo muitas plantas e não tenho a Tento Carolina. Achei diferente e estou levando para compor a minha ‘florestinha’ que tenho onde moro”, disse.

A dona de casa Luzinete Lemos de Souza, de 63 anos, passeava na praia quando viu a tenda montada. “Gosto muito de planta e peguei a palmeira para se juntar às que tenho em casa. Tenho bananeira, cajá, acerola e mangueira. É importante termos ações assim, pois sem a natureza a gente não vive. Temos sempre que incentivar o plantio na nossa região”, comentou.

Ação de conscientização para contra queimadas urbanas

Ao lado da tenda do Maricá+Verde, foi montado um estande do Parque Estadual da Serra do Tiririca (Peset), vinculado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), onde foram passadas instruções de combate ao incêndio e distribuídos materiais contra a queima de resíduos em residência como lixo e folha seca.

“É uma tradição aqui em Maricá que incomoda os vizinhos. As pessoas podem denunciar para a Polícia Ambiental, para a Guarda Municipal Ambiental ou ao Inea no telefone (2638-4411). Caso seja flagrado cometendo o crime, o autor pode ser penalizado com uma multa de até R$ 25 mil, dependendo da gravidade e danos à saúde e ao meio ambiente”, explicou o coordenador de Guarda Parques da Serra da Tiririca, Marcelo Mendes.