Entregas de certificados para cursos do Trabalho - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá entregou 196 certificados aos alunos dos cursos de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho nesta quinta-feira (24/05), no Cineteatro Henfil, no Centro. Com a presença do prefeito Fabiano Horta, a cerimônia reuniu formandos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Instituto Embelleze, todos contratados pela Prefeitura e oferecidos gratuitamente para a população de Maricá.

Entre os formandos estavam os alunos dos cursos de Agente de Informações Turísticas, Recursos Humanos, Depilação, Maquiagem, Montador e Reparador de Computadores, Confecção de Bolsas de Tecido, Eletricista de Automóveis e Técnicas de Içamento de Movimentação de Cargas.

“Temos que celebrar esse momento, esse dia e essa conquista que é da individualidade de cada um que aqui recebe o seu certificado”, afirmou o prefeito Fabiano Horta. “Em nome da Prefeitura de Maricá quero parabenizar e agradecer a cada um que apostou no processo, que se dedicou a essa formatura e que utilizou tempos da vida para acumular conhecimentos e saberes que serão úteis à sua individualidade, mas também para a coletividade”, analisou.

“Hoje é um dia muito feliz afinal estamos entregando 196 certificados do programa de Qualificação Profissional que já capacitou mais de 3200 pessoas na cidade”, comemorou Frank Costa, secretário de Trabalho. “Enquanto o nosso Estado está falido a prefeitura está trabalhando com o objetivo de continuar transformando a vida de muitas famílias da cidade”, concluiu o secretário.

Para o formando do curso de Eletricista de Automóveis, Davi José Dantas Silva, de 33 anos, morador de Inoã, essa capacitação vai facilitar muito a sua entrada no mercado de trabalho.

“Fiquei sabendo do curso pelas redes sociais da prefeitura e posso dizer que hoje me sinto muito mais seguro e capacitado para atuar na área. Eu já tinha certa noção, mas o curso me transformou em um profissional”, garantiu Davi.

“Estou pronto para trabalhar em qualquer oficina de carros e quem sabe futuramente ter o meu próprio negocio”, disse. “Aprendi nesta capacitação coisas que irei usar para o resto da vida, seja no trabalho ou no meu dia a dia”, frisou Davi.

“É raro um governo que pense e acredite na capacitação do seu povo, na capacitação das pessoas da sua cidade e isso nós vemos em Maricá”, afirmou Tatiane Alves, representante do Instituto Embelleze.

Tereza Brum, representando o Senai, concordou com a afirmação e completou. “Realmente é difícil vermos uma prefeitura investindo na formação da população do seu município, mas o mais importante é essa população poder voltar para o município e trabalhar na sua cidade e isso vem acontecendo em Maricá”, analisou.

“Para gente é motivo de muito orgulho e alegria participar deste momento. Todos os formandos aqui são vitoriosos. Esse é só o primeiro passo, então não parem. A vitória só vem com esforço”, disse Manoel Vieira representante do Senac.