Parque Nanci e Inoã recebem projeto especial de iluminação pública

Paisagismo e iluminação decorativa serão levados a outros bairros e a pontos turísticos

A secretaria municipal de Energia iniciou esta semana a instalação de postes decorativos para reforço da iluminação pública no Parque Nanci e em Inoã, às margens da RJ-106. Os locais passaram recentemente por outras obras de melhoria da infraestrutura, com asfaltamento de pistas, demarcação de canteiros com meios-fios e elaboração de projeto paisagístico onde antes havia entulho e lama. Em Inoã, os jardins ficam próximos à passarela de pedestres recém-instalada e o local também está ganhando novas luminárias.

No total, 17 postes foram instalados somente no trecho que compreende os quilômetros 14 e 15 da rodovia no sentido Niterói. Toda a via auxiliar será beneficiada pela nova iluminação, entre a entrada do condomínio Terras Alphaville e a altura da Escola Municipal Vereador Aniceto Elias. Além dos moradores da região, o benefício se estende a quem procura atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou estuda na Escola Municipal Darcy Ribeiro e na Creche Municipal Professor José Carlos de Almeida e Silva, ambas localizadas no loteamento Bosque Fundo.

O morador Marcos Souza, de 55 anos, faz coro aos elogios da população à iniciativa da Prefeitura. “Todo mundo aqui está se sentindo mais seguro para sair de casa à noite, sem falar que o bairro está bem mais bonito agora”, atesta o aposentado, que vive no bairro há 15 anos.

No Parque Nanci, os primeiros vinte postes foram erguidos ao longo da semana e, segundo a previsão da secretaria de Energia e Iluminação Pública, estarão ligados à rede elétrica nesta sexta-feira (30/8). Ainda de acordo com a secretaria, os jardins que ficam às margens do km 25 da RJ-106, no sentido Maricá, vão receber ao todo 48 luminárias. Na parte virada para dentro do gramado, a cor da luz será verde, enquanto as voltadas para as ruas terão luz branca.

Segundo o secretário Adelso Pereira, até dezembro o projeto de iluminação decorativa será levado a outros pontos que margeiam a rodovia, beneficiando as localidades de Raphaville e São José de Imbassaí (na altura do km 20), entre outras. O mesmo trabalho será executado no Canal de Ponta Negra, em Manu Manuela e ainda no mesmo trecho da RJ em Inoã, no sentido oposto (Niterói-Maricá).

“Todas as áreas da cidade que estão passando por urbanização terão também reforço na iluminação. Temos agora a Rua 90, em Cordeirinho, sendo inteiramente asfaltada e a iluminação pública chegará aos trechos dessa via onde ainda não há rede”, informou Adelso, acrescentando que locais turísticos e a entrada dos bairros pela rodovia estão recebendo iluminação decorativa, para valorizar os espaços e garantir a segurança de moradores e visitantes.