Desfile do Bloco da João Bezerra na Divinéia - Foto: Michel Monteiro

Para os 500 alunos da Escola Municipal João Bezerra, que fica na Divineia, o Carnaval já começou. Divididos em cinco alas, eles desfilaram pelos arredores da escola na manhã desta quinta-feira (28/02), apresentando um samba enredo com o tema “Vida Saudável em Maricá”, composto pela inspetora de alunos e cantora Nete Rocha.

“Sempre fui intérprete de MPB, aqui no João Bezerra consegui unir o gosto por cantar com o gosto por ensinar. Quando comecei a trabalhar no município, tive a graça de conhecer a diretora Simone, que é a idealizadora desta grande festa carnavalesca e pedagógica. Estamos curtindo o carnaval, mas ao mesmo tempo, as crianças aprendem sobre temas do cotidiano”, destacou Nete.

De acordo com a diretora Simone Reis, o colégio que conta com turmas do 4° ao 9° ano, é composto, em grande parte, por alunos adolescentes. Para cativar este público, diversos projetos inovadores são trabalhados. “Somos uma escola completamente musical, temos rádio escolar e banda. Eles escolhem as músicas, dão sugestões, e estimulamos eles a participar ativamente, para que desta forma eles cultivem os nossos projetos”, explicou Simone, ressaltando que o projeto carnavalesco já faz parte da programação oficial da cidade, com 10 anos de existência. “Hoje a banda da escola conta com aulas regulares durante a semana, para cerca de 50 alunos”, finalizou.

Para Crisciane Silva, de 35 anos, que é mãe do aluno Miguel Áureo, a realização do bloco é positiva em diferentes aspectos. “Além do aprendizado, esta atividade contribui para o resgate do que é o carnaval de rua, com uma brincadeira saudável e respeitosa”, disse. Técnico sub-17 do Maricá Futebol Clube, Thiago Gonçalves falou sobre a participação dos atletas na folia. “Sou nascido e criado em Maricá, e a cidade melhorou muito em todos os aspectos. Na área esportiva, o secretário Felipe Bittencourt tem feito um trabalho muito bom, então está sendo uma honra para nós, estar representando um time que é novo na cidade, mas que já foi campeão do sub-17 no ano passado”.

Coordenadora de núcleos do projeto Maricá + Esporte, a professora de educação física Patrícia de Figueiredo Lopes falou sobre a participação da Secretaria de Esportes no evento. “No samba enredo deste ano, a escola fez uma homenagem ao Mamago (surfista maricaense falecido em setembro de 2018), que foi uma pessoa muito importante em Maricá. Como nós temos um núcleo de surf e bodyboard, trouxemos uma ala formada por dez alunos para representar o Mamago, a modalidade e o projeto Maricá + Esporte”, contou Patrícia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here