Prefeito Fabiano Horta entregou os certificados aos alunos no Cinema Henfil - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá entregou 182 certificados aos alunos dos cursos de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho nesta quarta-feira (27/02), no Cineteatro Henfil, no Centro. Com a presença do prefeito Fabiano Horta, a cerimônia reuniu formandos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Embelleze, ambos contratados pela Prefeitura e oferecidos gratuitamente para a população.

Entres os formandos estavam os alunos dos cursos de Cabelereiro, Pedreiro de Revestimento em Argamassa e Cerâmico, Mecânico de Motocicleta, Modelagem, Auxiliar de Padaria e Confeitaria e Serviço de Iluminação Pública.

“Gosto muito de entregar para a população postos de saúde, escolas, vias asfaltadas, pois é muito bom. Mas também compartilho que é muito bom e prazeroso estar em formaturas como essa, onde não estamos celebrando conquistas físicas e imediatas. O que está sendo entregue são diplomas. Mas o que temos aqui de ganho e de conquista é o que constrói um pouco a cidade. É a formação dos saberes. Vocês são saberes acumulados que pertencem ao município de Maricá e isso é um motivo de orgulho, de satisfação e um objeto final do nosso trabalho em conjunto com as instituições que aqui estão. Parabéns a todos”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Segundo a subsecretaria de Trabalho Arilda Rocha outro objetivo é a geração de renda. “Quando a prefeitura decide oferecer a população esses cursos de capacitação e de forma gratuita é justamente para possibilitar que a partir do conhecimento adquirido nesses cursos as pessoas passem a ter uma forma concreta de gerar renda”, explicou.

Luiz Claudio, diretor geral do Instituto Embelleze, contou que ao longo de quase dois anos, já são 120 pessoas formadas. “É sensacional essa ideia da prefeitura de buscar profissionalizar os moradores de Maricá. E isso nos deixa muito feliz, pois essa já é a segunda entrega de certificados que o Instituto Embelleze realiza”, afirmou Luiz Claudio.

De acordo com Silvia Ferraz, de 32 anos, moradora de Ubatiba, aluna do curso de cabeleireira, a conclusão do curso é só o começo. “Estou muito feliz. Quero continuar me capacitando e quem sabe futuramente ter meu próprio salão. Hoje me sinto mais preparada, me sinto uma profissional e sou muito grata a prefeitura e a Embelleze por disponibilizarem esse curso, pois do contrário, devido ao valor, eu não teria como fazê-lo”, agradeceu Silvia.

Já Marcele Brito, pedagoga do Senai, destacou a qualidade dos cursos oferecidos. “O Senai entrega hoje cerca de 140 certificados e isso nos traz muita alegria. Esses profissionais saem dessa capacitação altamente preparados para o mercado de trabalho. Todos os cursos contratados pela Prefeitura e ministrados pelo Senai são de excelência e reconhecidos dentro e fora do Brasil”, garantiu Marcele.

Com uma vaga de trabalho já conquistada o formando Matheus Lacir, de 20 anos, morador de Itaipuaçu, aluno do curso de Mecânico de Motocicleta, relatou que com essa capacitação se sente mais preparado para o novo desafio. “Esse certificado é uma questão de orgulho, pois se não fosse essa capacitação eu não seria quem eu sou hoje. Antes eu era uma pessoa comum, mas agora sou um profissional e quero seguir aprendendo cada vez mais”, disse Matheus.