Universitários recebem bolsas de estudo - Foto: Katito Carvalho

Acontece na noite desta quarta-feira (27/03) a entrega das bolsas de estudos para cursos de graduação aos estudantes do programa Passaporte Universitário, oferecidas pela Prefeitura de Maricá. Um total de 1.241 alunos foi contemplado com o benefício, que tem o apoio de cinco instituições privadas de ensino. A cerimônia, com a presença do prefeito Fabiano Horta, é realizada na quadra do Colégio Cenecista Maricá, no Centro, que já está lotada.

Emocionado, o prefeito Fabiano Horta falou sobre o programa. “O significado é concreto, gente que não faria universidade, fará em 2019. Universidade é um espaço para todos”, declarou o prefeito.

“Nunca tinha tido a oportunidade de fazer uma faculdade. É um sonho sendo realizado por esta iniciativa da prefeitura”, afirmou Roberto Alexandre Brígida, de 27 anos, que conseguiu uma vaga para o curso de Direito.

Karoliny Marins, de 23 anos, não consegue esconder o sorriso no rosto e a ansiedade de começar a sua primeira graduação. “Estou realizando um sonho de entrar na faculdade, fico muito feliz pela oportunidade que a Prefeitura ofereceu”.

A mamãe Jaqueline Rodrigues veio com a sua filha Laura para celebrar o início da sua vida universitária. “Faculdade era só em Niterói, agora ficou mais fácil. Quero dar um futuro melhor para a minha filha”, declarou.

Com 19 anos, Vinícius Rangel, disse que sempre sonhou com a faculdade de Direito e agora está mais próximo do objetivo. “É uma grande realização para mim”.

Passaporte Universitário

O Programa Passaporte Universitário foi lançado no dia 11 de fevereiro, com dois tipos de bolsas. A bolsa social é destinada aos candidatos que possuem renda comprovada de até seis salários mínimos e as bolsas de excelência aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a 450 pontos, sem zerar a redação.

As instituições credenciadas são: Fundação Educacional Severino Sombra (Faculdade de Maricá); a Universidade Estácio de Sá; a Unilasalle (Faculdade La Salle); a Companhia Nacional de Escolas de Comunidade (CNEC); e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso).

Entre os cursos oferecidos, estão os de Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Biologia; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Controle de Obras; Design de Interiores; Direito; Enfermagem; Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Petróleo, Produção, Elétricas, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fotografia; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras; Logística; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerais; Psicologia; Publicidade de Propaganda; Relações Internacionais; e Sistemas de Informação.