Competição de rugby na praia da Barra de Maricá - Foto: Clarildo Menezes

O domingo de sol também teve esporte na praia da Barra de Maricá. Onze equipes de todo o estado do Rio disputaram durante o dia o 1° Maricá Beach Rugby, evento com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. Os jogos ocorreram na arena montada na altura da Rua Dez e tinham dois tempos de cinco minutos cada. Os vencedores foram o Team Freitas, de Itaguaí (categoria Adulto Masculino e terceiro lugar geral), Rio Rugby (Adulto Feminino e segundo geral) e Grêmio Náutico Maricá (Juvenil Masculino e primeiro geral).

De acordo com o presidente da Federação de Rugby do Estado do Rio de Janeiro, Edgar Cardoso, o evento foi um grande sucesso e serve de preparo físico para a temporada de grama do esporte, que começa em março. “Um espaço como este é muito importante para que possamos divulgar mais e mais essa modalidade. O que pouca gente sabe é que o rugby é o terceiro esporte mais assistido e mais praticado do mundo, e é preciso que as pessoas saibam disso e queiram praticar mais”, avaliou o presidente, antecipando que outros torneios serão realizados na cidade.

Edgar explicou ainda que o futebol americano, hoje um milionário fenômeno midiático em suas finais conhecidas como superbowl, é um desdobramento do rugby. “Lá nos EUA tudo vira espetáculo, e aqui há uma idolatria pelo que vem de lá. Observe que a mecânica é a mesma e a pontuação, que lá é chamada de ‘touchdown’, aqui se chama ‘trai’. A origem daquilo surgiu com o rugby, é outra coisa que poucos sabem”, esclareceu.

Um dos destaque do torneio foi o maricaense João Pedro Rosa, de 18 anos, capitão do Grêmio Náutico Maricá, que considerou também importante a realização do torneio. “Serviu para mostrar o quanto o esporte está crescendo no estado, e eu fico feliz de ter acontecido na minha cidade”, celebrou o atleta antes da premiação ao três primeiros colocados de cada categoria.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here