Pacientes encaminhados por dentistas nos postos de saúde colocam aparelhos na clínica do CEO - Foto: Elsson Campos

A Clínica de Ortodontia do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão, está a pleno vapor. Só em janeiro deste ano foram totalizadas mais de 500 colocações de aparelhos fixos e removíveis e, a cada dia, mais moradores têm a oportunidade de cuidar do sorriso de forma gratuita.

Para que o paciente seja admitido na Clínica precisa estar com a saúde bucal em dia e ter o encaminhamento do dentista da rede, que atende nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) dos bairros e nos postos de saúde de São José, Ponta Negra e Santa Rita. O encaminhamento para a colocação de aparelho fixo ou removível será mediante análise do dentista, que irá encaminhar para o CEO, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A moradora de Jacaroá, Samila dos Santos, de 15 anos, foi acompanhada da mãe, Elaine dos Santos para a colocação do aparelho. “Nós não sabíamos da Clínica. A Samila era atendida no CDT e após todo o tratamento, a dentista de lá nos encaminhou para cá. Estamos bem felizes, pois, finalmente, ela vai conseguir colocar aparelho”, disse a mãe.

Para Suany Marins, coordenadora do CEO, a ortodontia gratuita no município é mais um avanço na área de saúde bucal. “A ortodontia, antigamente, só era ofertada nas clínicas particulares e hoje em dia conseguimos trazer para Maricá uma clínica totalmente gratuita para os moradores. Essa é mais uma marca da gestão e que passou a ser prioridade”, disse.

Suany ainda complementou um pedido aos pacientes aptos para a colocação do aparelho, mas que ainda estão na fila de espera. “Ainda temos muitos pacientes esperando o nosso retorno, pois estão prontos para a colocação, mas, infelizmente, não conseguimos contato através do telefone informado na ficha. Pedimos para os pacientes que já tenham deixado seus encaminhamentos aqui, que nos procure que iremos atendê-los”, explicou.

Endereços com atendimento de dentistas:

UPA 24 horas – Inoã

CDT – Hospital Municipal Conde Modesto Leal

Unidades de Saúde da Família (USF’s)

Bambuí
Avenida do Contorno s/nº

Barra de Maricá
Rua 4, Lt 3, Qd 0

Guaratiba
Estrada Beira da Lagoa, s/nº

Inoã II
Rodovia Amaral Peixoto, km 14 (ao lado do DPO)

Ubatiba
Avenida Niterói, s/nº

Jardim Atlântico
Rua 36, Lt 01, Qd 206

 

Postos de Saúde

Posto de Saúde Ponta Negra
Rua Alcebíades Teodoro Pereira, s/nº

Posto de Saúde São José
Estrada da Cachoeira, s/nº

Posto de Saúde Santa Rita (também com serviço de endodontista)
Rua 36, Qd 433 (esquina com Rua 83), Jardim Atlântico

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here