Morador da Praça de Itaipuaçu comemora o documento entregue pela prefeitura que regulariza o imóvel - Foto: Paulo Torres

O último sábado (02/02) foi um dia especial para 51 famílias da Comunidade da Praça de Itaipuaçu, no Jardim Atlântico. Elas receberam da Prefeitura de Maricá os títulos de posse de seus respectivos terrenos. Durante a cerimônia, com a presença do prefeito Fabiano Horta e da secretária de Habitação e Assentamentos Humanos Rita Rocha, também foi realizado o lançamento do projeto da futura praça com área esportiva que será construída na comunidade, no distrito de Itaipuaçu.

Fabiano Horta destacou que a regularização dos imóveis é o início das melhorias na localidade. “O que está sendo feito aqui hoje (sábado) é garantia de segurança para as famílias, para as mães, para os pais, filhos e todos que aqui residem. Queremos dialogar com vocês os equipamentos que serão construídos”, afirmou o prefeito. “A regularização fundiária da casa é mais um direito conquistado e o Brasil não pode retroceder nas conquistas dos Direitos. É preciso ampliar os direitos e o que a prefeitura de Maricá está fazendo com esse programa em dezenas de bairros da cidade é mudar a vida das pessoas com a conquista de direitos. Habitação é um direito que nós queremos que vocês exerçam”, completou.

“Esse é um momento de muita alegria. Essa é a primeira comunidade de Itaipuaçu a concluir o processo de regularização fundiária e a receber os títulos de posse. E, pra mim é sempre muito gratificante poder levar um pouco de dignidade as pessoas. O sucesso deste projeto é a participação de todos”, frisou a secretária Rita Rocha. “A próxima comunidade a receber os títulos de posse serão os moradores da Rua Peri, em Itaocaia Valley, também em Itaipuaçu”, adiantou Rita.

Entre os beneficiados, a manicure Patrícia Colina, de 34 anos, era uma das mais empolgadas. “Vivo aqui há 10 anos e esse documento nos dá dignidade e principalmente segurança. Sem falar que agora posso fazer obras e melhorar a minha casa”, disse Patrícia, que estava acompanhada do marido Leandro Quintanilha, de 37 anos.

A dona de casa Verônica Oliveira da Rocha, de 31 anos, destacou o trabalho da equipe da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos que promoveu reuniões para esclarecer dúvidas e recolher a documentação dos moradores para a entrega dos títulos. “Estou muito feliz. É um alívio receber esse título e ter a certeza de que ninguém poderá tirar o que é meu. Os funcionários da Secretaria de Habitação estão de parabéns. Todo o processo foi muito tranquilo e todos sempre muito atenciosos”, afirmou a dona de casa, mãe de quatro filhos e moradora do local há 18 anos.