Imagem de arquivo - Foto: Katito Carvalho

Aproximadamente 300 alunas do Projeto Maricá+Esportes, participaram nesta segunda-feira (10/12) do “Encontro dos Núcleos da Ginástica Rítmica”, no Complexo Esportivo Leonel Moura Brizola (Arena Flamengo), no Flamengo. Com a apresentação de 20 coreografias diferentes, distribuídas em 12 equipes, o evento, iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, teve como objetivo encerrar as atividades de 2018 dos quatro polos (Arena Flamengo, Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, CAIC Elomir Silva e Escola Municipal Amanda Peña de Azevedo Soares) que oferecem a modalidade.

“A ginástica rítmica já é um sucesso e a Prefeitura se compromete a continuar investindo nesta e em outras modalidades. Nosso objetivo é cada vez oferecer mais vagas e mais modalidades para que o maricaense tenha opções e possa praticar a atividade esportiva com a qual ele mais se identifique”, explicou Felipe Bittencourt. “Sei do tamanho da procura das crianças por essa atividade e queremos trabalhar no próximo ano, além da parte social o alto rendimento, tendo em vista que Maricá tem um potencial muito grande para formar atletas nesta modalidade”, anunciou o secretário de Esporte.

Para as professoras do projeto, Viviane Bezerra e Melissa Macedo, o grande beneficio do projeto para a população é a inclusão sociocultural e a valorização ao esporte que ele oferece. “Temos no projeto alunas de 4 a 17 anos. Atualmente não temos meninos matriculados, mas as aulas são abertas para todos que tiverem o desejo de participar, respeitando apenas a uma fila de espera e o evento de hoje vem para valorizar o trabalho e a dedicação das nossas alunas ao longo do ano”, contou Viviane. “Faço parte do projeto desde o início e vamos aproveitar a festa de hoje para divulgar o trabalho que realizamos em cada um dos quatro polos. E, além disso, dar visibilidades ao talento das nossas alunas para que cada vez mais a ginástica rítmica cresça em Maricá”, afirmou Melissa.

A aluna Victoria Antunes, de 13 anos, matriculada no núcleo de Amanda Peña, falou da paixão pela ginástica rítmica. “Eu sempre gostei desse tipo de esporte, tanto que estou na escola de ginástica rítmica desde o começo. Aqui eu aprendi muita coisa, principalmente a cuidar da minha saúde”, destacou a jovem. “Estou muito feliz por estar aqui hoje. Minha equipe ensaiou dois números. O primeiro uma coreografia com várias músicas do Michael Jackson e a segunda com músicas brasileiras”, contou Victória.

Já Deisianne Santos, de 15 anos, aluna do polo CAIC Elomir Silva, disse que está praticando a modalidade há pouco tempo, mas que já está encantada com a atividade. “Eu amo fazer ginástica rítmica. As aulas são ótimas”, elogiou. “Ensaiei muito para a apresentação de hoje, mas estou bastante nervosa, principalmente com os lançamentos, pois é preciso muito cuidado para que tudo saia direito”, explicou a aluna.

Na avaliação do coordenador geral do projeto Maricá+Esportes, Gabriel Abrantes, é fundamental oferecer modalidades esportivas com qualidade para a população. “Estamos encerrando as atividades deste ano e já estamos nos preparando para os desafios de 2019. Entre esses desafios está o de ampliar a ginastica rítmica, assim como outras modalidades, e com isso atender a mais pessoas em todo o município”, garantiu o coordenador.