Ação Interdisciplinar na Fazenda Ibiaci - Foto: Divulgação

Aconteceu no sábado (08/12), na Fazenda Ibiaci, no Espraiado, o terceiro módulo do Curso da Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania, da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, em parceria com a pasta de Agricultura, Pecuária e Pesca. Com abordagem do módulo Cidadania – Horta Comunitária, os participantes puderam aprender sobre os projetos como as hortas comunitárias, hortas escolares e os projetos da própria fazenda, como a agrovila.

Os agrônomos Cláudio da Rocha e Miquéias Permanhani falaram sobre os inseticidas naturais, pragas e prevenções nas hortas, plantas medicinais e aromáticas e sobre como funciona a fazenda, já que ela recebe muitas atividades da pasta. Os participantes puderam experimentar também a carne de caca, o chá de erva doce e de capim limão.

“Já entregamos mais de 300 certificados desde o início da ação e por este curso ter uma abordagem mais aberta e dinâmica, conseguimos reunir mais pessoas que têm oportunidade de aprender sobre a nossa área de atuação, em conjunto agora com a pasta de Agricultura”, disse Rita Rocha.

Juliana Von Matter, subsecretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, mencionou o que futuramente será feito em termos de atividade na fazenda. “Estamos trabalhando na fazenda e em breve teremos um bom retorno. Temos a plantação de aipim, que daqui há uns meses vai nos dar resultados e iremos continuar com o trabalho nas hortas comunitárias, trazendo também a agrovila, que é um assentamento com cerca de 100 famílias que na Fazenda irão produzir de acordo com sua aptidão. Teremos criação de cabras, colheitas de hortaliças e muito mais”, explicou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here