Orquídeas de espécies exóticas ficarão expostas no Colégio Cenecista, no Centro - Foto: Divulgação

Quem gosta de orquídeas tem mais uma oportunidade de admirar e adquirir exemplares das mais varias espécies e cores. A 30ª Exposição de Orquídeas, organizada pelo Circuito Orquidófilo Maricaense (Comar) com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca vai acontecer nos dias 17/11 e 18/11, das 9h às 17h no Colégio Cenecista (Centro). O colégio fica na Rua Barão de Inoã, ao lado do Esporte Clube Maricá.

No evento, moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer plantas levadas por colecionadores. Muitas das orquídeas na exposição, que tem como convidados os orquidários Itaorchids, Pé da Serra e a Associação Orquidófila de Niterói (Asson) são produzidas numa estufa da cidade. “Teremos Catleias de vários tipos, algumas exóticas, Oncídium e Vandas”, informa Gilmar Oliveira, do orquidário Pé da Serra, em Itaguaí.

Haverá competição das melhores orquídeas levadas por integrantes do grupo e premiação em medalhas como forma de incentivo aos três primeiros colocados, de acordo com duas categorias: espécies brasileiras e híbridas (plantas cruzadas). Os jurados serão representantes do Orquida Rio, do Jardim Botânico e da Asson. Além da área com plantas de coleção, haverá também um espaço para que orquidários comerciais atendam os interessados em adquirir plantas criadas em laboratório.

“Com a mostra buscamos conscientizar as pessoas de que é possível trabalhar suas plantas sem ter que comprá-las ou agredir a natureza. Mostramos isso através de palestras gratuitas de cultivo, que acontecem no sábado às 15h e no domingo às 14h. Além disso, teremos um laboratório de demonstração de cultivo em vidros”, explicou Vera Abreu, presidente da Comar, ressaltando que flores também são agricultáveis. “O diferencial dessa exposição é que a maioria das orquídeas é produzida em Ubatiba, pela Anaflora Orquidáceas. Por isso, estamos participando, assim como fazemos nos demais eventos que tem produtores da cidade”, frisou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino.

Tendo em vista que a edição anterior, realizada em 2017, reuniu aproximadamente 5 mil pessoas, a expectativa é que esse número aumente ainda mais. “Para os amantes de orquídeas, uma exposição como essa é muito importante tanto no Brasil como no exterior. Além disso, muitas espécies estão em extinção e como o número de pessoas que as admiram cresce à cada dia, muita gente costuma participar. Assim, ajudamos fazendo a nossa parte para que a consciência global aconteça”, finalizou a organizadora.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here