Unidades Móveis de Atendimento inauguradas no Complexo de Segurança do Barroco - Foto: Adriana Reis

As secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho inauguraram, nesta terça-feira (06/11), duas unidades móveis de atendimento. Os equipamentos atenderão ao Procon Maricá e às equipes da Coordenadoria de Empreendedorismo, do Banco Mumbuca e da própria Secretaria de Trabalho. Diversos serviços serão oferecidos aos cidadãos no local.

Para o prefeito Fabiano Horta, as unidades serão fundamentais para ampliar a presença do poder público de maneira efetiva ao lado da população. “A ideia desses trailers é que tenhamos uma proximidade maior com os empreendedores da cidade, com a população local, na difusão de informação e conhecimento”, explicou o prefeito. “Nós precisamos construir caminhos e canais de interação social, de aglutinação empreendedora e, acima de tudo, de serviços para a população. Esses trailers simbolizam, sinalizam e constroem, no cotidiano, essa realidade. Eles estão aqui para interagir com a população, para prestar serviços e serem um adensador na formação de uma cidade que se desenvolve como Maricá tem se desenvolvido”, afirmou Fabiano.

Os trailers atuarão de forma itinerante. Nesse primeiro mês, ficarão localizados no Complexo de Segurança do Barroco, em Itaipuaçu, onde ocorreu a inauguração. Em seguida, serão deslocados para Inoã. A localidade ainda está sendo definida pelas equipes que coordenam as atividades e será divulgada em breve. Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico, acredita que a descentralização dos serviços públicos facilita a vida do cidadão. “Quando descentralizamos e começamos a colocar braços do governo em todos os distritos do município, queremos de fato servir da melhor forma à população. Ações como essas ampliam a atuação do governo e a trazem mais para perto de nós. Essa troca é fundamental para que possamos entender as necessidades do povo. Atuaremos com os trailers em todas as localidades”, afirmou.

O secretário de Trabalho, Reginaldo Leite, descreveu os serviços que a pasta oferecerá na unidade. “Há uma demanda muito grande de emissão de carteiras de trabalho, emitimos inclusive de municípios vizinhos. Faremos, aqui, o agendamento para emissão. Além disso, temos contratos com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). São vários cursos, cujas inscrições poderão ser feitas aqui. Quem precisar de qualquer um dos serviços basta comparecer trazendo Identidade, CPF e comprovante de residência”, disse. Quem estiver desempregado e quiser cadastrar o currículo para concorrer a uma das vagas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego, também pode comparecer ao local.

Já a Coordenadoria de Empreendedorismo, comandada por Sandro Lima, atuará realizando os pedidos de viabilidade, inscrições em cursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), orientações para quem deseja se tornar Microempreendedor Individual (MEI) e divulgando as demais ações voltadas ao empreendedorismo local. Na mesma unidade, uma equipe do Banco Mumbuca atuará fazendo a abertura de contas correntes para a utilização da moeda social. O Procon Maricá atuará fazendo atendimentos esclarecendo dúvidas relacionadas à defesa do consumidor e registrando reclamações. “É um pedido do prefeito Fabiano Horta e do secretário Alan Novais a atuação mais constante aqui em Itaipuaçu devido à distância com o centro da cidade. Estamos aqui para ajudar a melhorar as relações de consumo na localidade”, afirmou a coordenadora Angélica Spindola.

Acompanharam a inauguração os secretários Adyr Motta, de Urbanismo; Luis Carlos dos Santos, de Defesa Civil; o ouvidor Paulo Feijó; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e do Maricá Convention & Visitors Bureau, Paulo Santos; o presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Maricá, Jorge Luiz Braga e o representante do Sebrae/RJ, Leonardo Martins, entre outros.

As unidades estão localizadas no Complexo de Segurança do Barroco, localizado na Avenida Vitória Régia, s/nº – Barroco, Itaipuaçu (próximo à Praça do Barroco). O horário de funcionamento é das 9h às 17h.