Filmes exibidos de graça em Itaipuaçu - Foto: Clarildo Menezes

O projeto Cine Henfil em Movimento, da Secretaria de Cultura, promoveu uma dobradinha de cinema neste fim de semana. No sábado (01/09), os moradores do Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, foram contemplados com os filmes “Os Porralokinhas” e “Eu e meu guarda-chuva”, ambos infantis. A sessão aconteceu na Praça da 70, localizada na Rua 70, esquina com a Rua Antônio Marques Mathias, antiga Rua 36. No domingo (02/09), foi a vez dos moradores do bairro Silvado assistirem a mesma sessão.

Assistente de produção da Secretaria de Cultura, Gustavo Cordeiro explicou que o projeto acontece todo final de semana em um local diferente da cidade, levando cinema para todo o município. Dos locais já visitados estão os condomínios Minha Casa Minha Vida, tanto o de Inoã, como o de Itaipuaçu, Ponta Negra, Cordeirinho, Bambuí, Silvado, Santa Paula, entre outros. “O público a cada dia que passa vem crescendo ainda mais. Muitas pessoas acham legal levarmos isso à comunidade. Eles abraçam de uma forma que não esperávamos e ficam muito alegres com isso. Levando cultura para os bairros, toda a comunidade agradece”, relatou.

Cíntia Louredo Alves, de 37 anos, levou seus dois filhos, um de 1 ano e outro de 3 anos para assistir os filmes. “Eu acho um grande incentivo à educação. Uma coisa que nunca teve aqui na cidade. As crianças têm achado ótimo”, afirmou a estudante.

O morador do bairro Tijuca, no Rio de Janeiro, Olivaldo de Eugênio Gonçalves, de 66 anos, levou seu neto Caíque, de 5 anos para assistir à dobradinha de cinema. “É bonito e gostoso estar aqui. Até o meu neto está gostando. É bom acontecer isso para levantar o cinema outra vez e relembrar antigamente”, contou o comerciante que está construindo uma casa em Itaipuaçu.

O autônomo Douglas Silva Cruz, de 26 anos, aprovou a iniciativa da prefeitura, que pode ser estimulada também por empresas privadas. “Eu acho interessante essa iniciativa que estimula até uma empresa privada a olhar e tentar colocar um cinema aqui. É uma coisa diferente que prende a nossa atenção, atrai o pessoal e ainda ajuda o comércio aqui em volta”, comentou.

Na opinião do estudante Gabriel Vidal, de 17 anos, o projeto é uma ótima oportunidade para reunir a família. “A iniciativa traz as crianças e se torna um ambiente familiar onde é possível trazer sua família para passar um tempo de conforto e lazer. Dá pra ver que o público gosta, a galera gosta e até nós que não somos crianças ficamos assistindo o filme”, contou.

A próxima edição do projeto Cine Henfil em Movimento vai acontecer neste fim de semana em Ponta Negra e Itaipuaçu.