Peça da Oficina de Teatro será apresentada no Cineteatro Henfil - Foto: Fernando Silva

Na manhã desta terça-feira (07/08), crianças e adolescentes assistiram ao espetáculo “Tirico e as Histórias de Morros e Fossos” no Cinema Publico Municipal Henfil, a maioria estudantes da Rede de Ensino de Maricá. Encenado pela Oficina Social de Teatro, de Niterói, narra a história de crescimento e autodescoberta de um menino explorado em trabalho infantil após a morte do pai. Apesar da temática sofrida, escrita por Sylvio Moura, a peça é levada pelos atores de forma a conscientizar sobre o problema de maneira leve e divertida. Em vários momentos, provocando risos na plateia.

Antes de começar, 29 alunos do CEM Joana Benedicta Rangel aguardavam no portão de entrada com as professoras de Português, Jaqueline Badini, e de Matemática, Célia Regina, para entrarem e se acomodarem juntos. “Tenho certeza de que será divertido”, disse Emily, de 12 anos, cursando o 6º ano. “Muitos aqui ainda não conheciam o espaço e, além disso, trata-se de uma oportunidade de diversificar a didática. Isso é levado para a sala de aula e ajuda muito”, comentou a professora de Matemática.

Já Tamires Di Giórgio, de 16 anos, aluna do normal no CE Elisiário Matta, disse que, no festival do ano passado, assistiu a algumas apresentações, mas que, neste, pretendia assistir a todos. “Ontem (segunda-feira), a peça ‘Censurado’ foi incrível! O jeito com que o texto fez uma conexão da época da ditadura com os dias atuais foi simplesmente demais. E bateu muito com o que penso. Agora, ‘Tirico’ superou todas as minhas expectativas. Esse tema da exploração infantil passado, assim, de modo lúdico… Realmente, deram o recado”, pontuou.

Muito aplaudido na pele de Dona Genoveva, uma falsa beata, o ator Michael Alves, de 22 anos, se mostrou encantado com o público maricaense. É novato no grupo e essa foi a sua primeira peça: “Eu gostei demais e estou muito feliz com a recepção aqui. A galera responde bem”, ressaltou. A diretora Erika Ferreira também elogiou a acolhida da plateia que, segundo ela, jogou junto com os atores. “Era um sonho participar desse festival e, pela reação da galera, creio que conseguimos atingir o objetivo”, frisou.

Entre os espectadores, a primeira-dama Rosana Horta, entusiasmada com o espetáculo: “Uma peça maravilhosa e, veja você, numa manhã de terça-feira chuvosa como essa e o espaço do cinema lotado de gente. Só nos faz acreditar ainda mais que a cultura, a educação é viável e deve ser oferecida aos moradores de Maricá sempre”, finalizou.