Ex-alunos fazem trabalho com drywall no Centro - Foto: Clarildo Menezes

Em menos de um mês depois de concluir o curso de Instalador de Sistemas Drywall (uma espécie de gesso acartonado), os ex-alunos Vanderley Santos da Silva e Edilson Oliveira realizaram seu primeiro trabalho de médio porte aproveitando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. No projeto, estava a construção de divisórias, transformando em três salas um espaço de aproximadamente 21 metros quadrados, a fim de melhor acomodar os funcionários que trabalham no escritório de advocacia, situado no centro de Maricá.

O curso de Drywall foi oferecido pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Trabalho, por meio da contratação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a realização de programas gratuitos de qualificação. As aulas deste módulo foram ministradas no Polo de Aprendizado de Itaipuaçu e tiveram duração de quatro meses. No cronograma, os alunos puderam aprender as técnicas de montagem de sistemas de construção a seco (Drywall), e que podem ser aplicadas para fazer rebaixamento de teto, tetos flutuantes, paredes, divisórias e até mesmo alguns móveis decorativos.

O ex-aluno Vanderley dos Santos contou que procurou o curso com o intuito de adquirir novos aprendizados e tentar ingressar no ramo, uma vez que já conhecia a prática, que segundo ele, é muito utilizada no exterior. “Como nós tivemos essa oportunidade, eu vejo que estamos no caminho certo e procuro me aprofundar a cada dia mais. Para ser verdadeiro, é um trabalho que estou gostando de fazer”, disse entusiasmado o morador de Maricá, que tem 58 anos, e que participou da montagem das instalações em Drywall em um escritório de advocacia.

Antes mesmo do término das aulas, a dupla convidou um terceiro colega de classe a fim de formar um grupo que pudesse iniciar alguns trabalhos neste segmento. Previamente o trio já havia feito um projeto em um cômodo de uma casa em Itaipuaçu, e já tem um compromisso agendado para instalar o gesso acartonado em um consultório dentário no mesmo bairro. “Eu acho que é uma iniciativa muito boa por parte da Prefeitura de Maricá. Eu peço que possa ter uma extensão desse curso para os demais que não fizeram, e que venha a 2ª parte que é o Steel Frame (outra modalidade mais reforçada). Assim, vamos ter uma qualificação ainda mais aprofundada”, sugeriu.

Colega de turma do Vanderley, Edilson Oliveira trabalhou por 18 anos na área de saneamento básico e resolveu apostar em um novo ramo depois de ficar desempregado durante 7 meses. Morador de Itaipuaçu há 8 anos, ele tomou a iniciativa de se matricular após visualizar a propaganda do curso no polo que fica próximo de sua residência. “Depois que fiz o módulo e comecei a trabalhar, confesso que falei para mim mesmo que sou capaz. Assim como eu perdi um emprego, eu posso ganhar outro ou até mesmo exercer outra profissão. Temos que aproveitar essa oportunidade que a Prefeitura está nos dando. Uma formação dessas é cara demais e eu não tenho condições de pagar”, afirmou.

Após concluir a formação, Edilson já tem planos para se matricular em outros módulos oferecidos pela prefeitura. “Procurem os postos que oferecem cursos. A oportunidade está lá. Se não nos qualificarmos para trabalhar dentro do nosso município, ficaremos para trás”, recomendou o ex-aluno e agora instalador de Drywall.

Proprietário do estabelecimento que recebeu a restauração, Alcinéo Lima Corrêa disse que ficou satisfeito com o resultado apresentado. “O local ficou bem dividido. As salas ficaram bem dispostas e de forma que possamos trabalhar com bastante espaço. Eles atenderam a nossa necessidade aqui e está melhor do que eu esperava”, parabenizou o advogado. “Eu recomendo esse pessoal para fazer este trabalho em outros lugares. São profissionais de primeira linha, de confiança e muito bem-educados”, avaliou.

A qualificação em Drywall possibilitou que os alunos da turma pudessem ver na prática o que aprenderam na teoria ao realizar um serviço no próprio Polo onde foi ministrado o curso. De acordo com o secretário de Trabalho, Reginaldo Mendes Leite, após o término do módulo, outros cursos gratuitos estão sendo planejados para iniciarem em breve.

“Nós estamos adequando os cursos do Senai para a obra do Porto de Jaconé (Terminal de Ponta Negra) e depois para a sua operação. O que posso adiantar é que nós vamos ter muitos cursos novos. Um que posso citar é o de Topógrafo e nós estamos trabalhando alguns outros que têm espaços no mercado de trabalho. Outro que estamos fechando é o de AutoCad, que é um curso muito procurado, ganha-se razoavelmente bem e já há uma demanda local grande”, adiantou.