Carlos Eduardo aproveitou o arraiá com a com a mãe Renata Quirino - Foto: Divulgação

A Equoterapia, projeto administrado pela Secretaria de Assistência Social de Maricá, promoveu, na quarta-feira (01/08), um arraiá para as crianças atendidas pelo setor e seus familiares, no Centro de Treinamento – Horse Center, no Espraiado. Entre as comidas e brincadeiras típicas, a festa contou com a parceria da Secretaria de Cultura, na qual disponibilizou o mágico, o grupo de teatro, palhaço e a banda “Amigos da Cultura”. O arraiá foi animado com um show de forró.

Segundo a coordenadora do projeto, Fabíola Madeira, as confraternizações são uns dos pilares do tratamento com as crianças como forma de integração e socialização. “Atualmente, estamos atendendo 58 crianças e adolescentes com diversas patologias. São nesses momentos que os familiares se encontram para trocar experiências e não se sentirem sozinhos nessa luta diária”, relatou Fabíola. A coordenadora contou que uma das crianças teve uma melhora significativa após frequentar a Equoterapia. “Temos uma acompanhada que tem miopatia congênita por desproporção por tipo de fibras. A sua vida mudou após o atendimento na projeto. As frequências das internações diminuíram e as alergias também”, afirmou. “Maria só frequenta os eventos da Equoterapia. Sempre fica ansiosa pelas festas e aproveita o máximo que pode”, ressaltou Fabíola.

Conceição Fernandes, de 41 anos, estava animada com seu filho, Luiz Eduardo, de 16 anos. “Tenho 3 filhos. Eduardo tem paralisia infantil, mas nos divertimos todos juntos”, disse Conceição. Já a médica Elisa Rangel, de 41 anos, destacou os tratamentos no Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem) e na Equoterapia realizados com seu filho, João Pedro. “João teve uma melhora no equilíbrio no andar, mas o melhor é vê-lo interagindo com outras crianças. E conversar com outros pais é aprender um pouco mais”, afirmou Elisa.

Também feliz com o tratamento do filho Arthur, de 4 anos, Érica Coutinho, de 24 anos, disse que ele começou a se concentrar e falar com melhor dicção. “Sinto-me acolhida de uma forma profissional e carinhosa pelas equipes do Sarem e da Equoterapia”, ressaltou Érica. Renata Quirino, de 43 anos, disse que as crises convulsivas do seu filho Carlos Eduardo diminuíram e que ficou apaixonado por cavalos. “Até em dia de festa ele fica perguntando e procurando os cavalos”, contou.

Além dos alunos, responsáveis e equipes do projeto, o arraiá também contou com a presença da primeira dama Rosana Horta que fez questão de participar da festa. “É maravilhoso ver a alegria dessas crianças. Eles são nossas inspirações de perseverança, confiança, alegria e amor.”, afirmou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here