Curso da Saúde na Escola de Administração de Maricá, no Centro - Foto: Elsson Campos

Os agentes comunitários de Saúde começaram nesta manhã de quinta-feira (02/08) o curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e drogas), uma parceria da Prefeitura de Maricá com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos. Ao todo, serão cinco encontros, sempre às quintas-feiras, totalizando uma carga horária de 60 horas (40h presenciais, na Escola de Administração, e 20h, no território de atuação).

A secretária de Saúde, Simone Costa, participou da aula inaugural, e destacou a importância da capacitação para esses profissionais que atuam diretamente com os usuários. “Os agentes levam à informação diretamente na casa dos pacientes e, com olhar diferenciado, conseguem identificar possíveis problemas e intervirem da maneira correta, muitas vezes, em conexão com outras secretarias e órgãos. Eles precisam constantemente estar capacitados e motivados para atuarem com profissionalismo, carinho e respeito a cada paciente”, declarou a secretária.

A capacitação tem como objetivo contribuir na atuação dos agentes comunitários no desenvolvimento de ações de cuidado à saúde das pessoas, respeitando as características e demandas de cada situação e de cada usuário com a proposta de traçar formas de tratamento e de construção de redes de cuidado voltados para a defesa da vida.

A assistente social Débora Pereira e o psicólogo Alessandro Côrrea são os profissionais da escola de formação e tutores do curso. Para a assistente social, é essencial que o profissional, principalmente da área de saúde, não tenha preconceito com os usuários de álcool e drogas e reconheça o ser humano que exista por traz do vício. “Esperamos mudar a mentalidade e o preconceito que, muitas vezes, existe no trato desse tipo de atendimento. Ali, existe um usuário com direitos que merece ter sua história respeitada. Temos que ter um olhar diferenciado porque há possibilidade de tratamento na atenção básica, mas isso exige envolvimento e carinho ao próximo”, destacou a tutora.

Uma das participantes da primeira turma do curso, a agente comunitária Isabelly de Castro, que atua na unidade de saúde da família do bairro Amizade, falou sobre a expectativa em participar da capacitação. “Estou adorando participar. O aprendizado melhora nosso jeito de agir e contribuiu muito nas atividades que exercemos no dia-a-dia com os usuários”, frisou a aluna.

O curso foi divido em três eixos temáticos: conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidados em saúde mental; a caixa de ferramentas dos agentes comunitários de saúde na atenção básica; e eixo transversal: reforma psiquiátrica, redução de danos e integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.

Após essa turma, o curso será oferecido para outras duas turmas para atender a todos 155 agentes comunitários do município. Além de Maricá, o curso já foi aplicado em Angra dos Reis, Itaguaí, Sapucaia, Saquarema, Vassouras, dentre outras cidades.