Rita Rocha apresenta programa de regularização fundiária aos moradores da Rua Peri, em Itaipuaçu -Foto: Katito Carvalho

A equipe da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos da Prefeitura de Maricá promoveu nesta terça-feira (31/07) a 1º audiência pública com os moradores da Comunidade da Rua Peri, localizada em Itaocaia Valley, no distrito de Itaipuaçu. O encontro, realizado na Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, teve como objetivo apresentar o Programa de Regularização Urbanística e Fundiária para as famílias que vivem na localidade.

“Esse é o primeiro contato que estamos fazendo com essas pessoas e o resultado foi bastante produtivo. Estimamos que ao todo 20 famílias sejam beneficiadas e hoje veio bastante gente”, comemorou a secretaria da pasta, Rita Rocha. “Já havíamos realizado o levantamento da quadra e hoje o intuito era a identificação das famílias”, completou. “O próximo passo será identificar onde cada um deles reside, o lote e o espaço de cada ocupação”, explicou.

“Além da apresentação desse projeto e tudo que poderá ser feito aqui pelo governo após a regularização da área, também tenho outra boa notícia. Em contato com a Secretaria de Saúde tivemos a informação de que a obra do Posto de Saúde que estava sendo construído aqui perto deverá ser retomada em breve”, anunciou Rita, em primeira mão, para os moradores presentes.

Uma das moradoras mais antigas da comunidade, a dona de casa Alcineia da Costa, de 68 anos, comemorou a iniciativa. “Eu vivo aqui há mais de 30 anos e morar em um lugar sem um documento que comprove que o imóvel é nosso é muito ruim”, afirmou Alcineia. “Estou muito feliz com essa iniciativa, pois com a regularização ninguém poderá me tirar daqui e eu amo meu bairro”, disse.

Ainda segundo a Secretaria de Habitação, o próximo passo é realizar a topografia de cada lote e em paralelo o cadastramento das famílias. Uma nova reunião deve acontecer em um prazo estimado de 30 dias e será amplamente divulgada assim que forem definidos dia e local.