O Cineteatro Henfil, no Centro, recebeu nesta sexta-feira (13/07) o modulo I da 2º edição do projeto Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania. Com três horas de duração o curso, iniciativa da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, foi dividido em duas aulas. A primeira, ministrada pela secretaria da pasta, Rita Rocha, falou sobre Política Habitacional: o direito à moradia digna. Já a segunda aula, ministrada pelo engenheiro civil e coordenador de Habitação, Bruno Marins, abordou a Habitação e Saúde: impactos da precariedade habitacional.

“Esse curso além de abordar assuntos como a moradia digna e chamar a atenção do cidadão sobre temas de grande relevância para a qualidade de vida como habitação segura, o direito à cidade e o exercício da cidadania também tem como objetivo dar conhecimento à população sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela Prefeitura”, afirmou Rita Rocha. “Na edição realizada em 2017 entregamos certificados para aproximadamente 50 pessoas que concluíram o curso. Este ano o que muda é que a cada módulo concluído o participante receberá um certificado digital e para os que fizerem os três módulos, ao final, participarão da cerimonia de contemplação”, explicou. “Quando pensamos nessa segunda edição imaginávamos abrir 50 vagas, mas devido à grande procura foi necessário abrir mais vagas e hoje temos mais de 100 inscritos”, comemorou a secretária.

Ainda de acordo com Rita o projeto é completamente voltado para população civil e profissionais de diversas áreas como arquitetura, assistência social, entre outras. “Esse é um curso feito em parceria com outras secretarias. Além da participação de profissionais da Prefeitura, temos alguns convidados”, contou. “O curso é direcionado para sociedade civil, inclusive, fizemos muita divulgação junto às escolas de ensino médio do município, públicas e particulares”, ressaltou. “Tudo que vamos tratar são questões atuais, de enfrentamento à condição de vulnerabilidade social. Queremos atingir a população jovem, chamar a atenção para esses temas e conseguir a contribuição de profissionais. Muita gente presente aqui hoje trabalha na área”, frisou Rita.

O coordenador de Habitação Bruno Marins falou sobre o conteúdo de sua aula.“Quando falamos de habitação imaginamos algo apenas físico, a estrutura, mas na verdade habitação é um conceito muito mais amplo que envolve a qualidade do espaço físico, da dimensão de estrutura, da cidade e o conforto de quem está naquela habitação, como por exemplo, temperatura, ruídos, necessidades básicas”, detalhou. “A minha aula será baseada nisso em habitação e saúde e será dividida em alguns tópicos primeiro uma introdução depois uma definição do que é saúde de acordo com a Organização Mundial da Saúde e depois entramos na relação da moradia e do meio ambiente, habitação e doenças transmissíveis, habitação e necessidades fisiológicas, habitação e acidentes domésticos, e finalizando com a habitação e a saúde mental”, concluiu o coordenador.

A assistente social Aline dos Santos, de 35 anos, moradora do Boqueirão, contou que se inscreveu no curso por entender que o conteúdo abordado é totalmente pertinente ao seu trabalho. “Verificando a ementa do curso eu vi que era muito relevante a minha profissão, principalmente no que tange em ampliar os meus conhecimentos para poder ajudar e auxiliar melhor as pessoas que eu atendo. É muito importante dentro da minha área de atuação poder levar para os moradores informações corretas sobre a política de habitação. Ficarei atenta aos outros módulos e se o conteúdo for tão importante e pertinente como os das aulas de hoje eu farei os outros módulos também”, garantiu Aline.

As demais aulas serão ministradas Cineteatro Henfil, no Centro, das 18h às 21h. Os outros dois módulos independentes acontecerão nos meses de agosto (07) e setembro (11). Em breve serão disponibilizadas no site da Prefeitura mais vagas por módulo destinadas a qualquer cidadão que tenha interesse em participar do programa.