Cerca de 60 crianças que moram nos condomínios do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ de Inoã e Itaipuaçu começaram nesta segunda-feira (16/07) a participar do projeto “Brincando nas Férias”, da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. Até 27/07, os meninos e meninas farão uma série de atividades esportivas que incluem futebol, handebol, queimada, capoeira e jogos de mesa, além de palestras e outras ações, sempre das 8h às 12h. A programação terá ainda passeios a locais dentro e fora de Maricá, como a Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói. O encerramento será no dia 30/07 com uma cerimônia de formatura.

No primeiro dia, a principal atividade no residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (em Inoã) foi a capoeira, onde as crianças puderam se familiarizar com os passos que misturam luta e dança. Para a servidora pública Elisabeth Lopes, de 37 anos, cujo filho de 10 anos era um dos que treinava, o projeto serve para ocupar o tempo das criança durante o recesso escolar no meio do ano. “É uma forma também deles interagirem melhor com os amiguinhos, além da disciplina. Eu achei maravilhoso”, exaltou a mãe, enquanto observava o treino.

Já no residencial Carlos Marighella, em Itaipuaçu, os meninos e meninas jogaram futebol, queimada, bambolê e cabo de guerra. Na hora do lanche, foram dadas noções de preservação ambiental com o descarte correto do lixo. As amigas Maria Izabel e Cassiane, ambas de 10 anos, disseram que teriam pouco a fazer se não fosse o projeto. “Eu ia só ficar brincando no celular, aqui está muito legal”, garantiu Maria Izabel. No meio das crianças entre 10 e 12 anos, o único menino abaixo da idade a participar era Gustavo, de 9 anos, que foi escolhido pelo enorme energia que mostrou. “Se não tivesse nada aqui eu iria para a casa do meu primo, no Rio, e não ia ficar no condomínio”, contou ele.

As atividades são dirigidas por agentes do Projeto Verão e todos ganharam uma camiseta. O secretário Celso Netto visitou o condomínio de Itaipuaçu e falou rapidamente com as crianças sobre o projeto. “Já tínhamos outras atividades aqui como o desenho, mas agora estamos ampliando no período de férias. Nossa intenção é estar próximos dessas crianças e oferecer acolhimento e disciplina, que muitas vezes faltam a eles”, ressaltou Netto.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here