Aulas serão realizadas no Instituto Embelleze - Foto: Katito Carvalho

Foi realizada nesta segunda-feira (18/06) a aula inaugural do curso gratuito de Cabeleireiro oferecido pela Prefeitura de Maricá, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e o Instituto Embelleze. O evento serviu para que as 20 alunas inscritas pudessem conhecer os agentes administrativos e os professores responsáveis pelas aulas. De acordo com o contrato, além deste também serão oferecidos os cursos de barbeiro, designer de sobrancelhas, maquiagem e depilação, todos sem custo e com as turmas já fechadas. Ao todo, serão aproximadamente 100 novos profissionais capacitados pelo Programa de Qualificação Profissional.

A subsecretária de Trabalho, Arilda Rocha, acompanhou a aula inaugural. “O número de pessoas que buscaram uma vaga nesses cursos foi muito grande. Nós não esperávamos que já no primeiro dia de inscrições todas as vagas fossem se esgotar. E, o nosso objetivo é esse mesmo, capacitar cada vez mais a população de Maricá com cursos de qualidade e que atendam à demanda existente”, explicou Arilda. “É a primeira vez que a Prefeitura fecha uma parceria com a Embelleze e pretendemos continuar. A área de estética e beleza é uma área do Programa de Qualificação Profissional que não tínhamos atendido ainda. Já estamos negociando turmas para 2019 e novos cursos virão”, garantiu Arilda.

Todas as aulas serão ministradas na sede do instituto, no Centro. Cada curso possui um tempo diferente de duração. Os de cabelereiro e de barbeiro duram nove meses, o de designer de sobrancelha dois meses, o de maquiagem seis meses e o de depilação três meses. Nesta terça-feira está marcada a aula inaugural do curso de Designer de Sobrancelha.

“Esse projeto com a Prefeitura é muito válido para a população. Pretendemos profissionalizar esses alunos ensinando o valor da profissão, ajudando a crescer e se desenvolver no mercado de trabalho. Claro que também contamos com a vontade e a disciplina de cada um, precisam se empenhar, treinar, se exercitar e focar. Com a conclusão desses cursos podem trabalhar em qualquer ramo da beleza”, afirmou Janaina Vieira, diretora do Embelleze de Maricá.

As alunas Fabiola Ferreira, de 46 anos, Fernanda Rocha, de 35 anos, e Aline Conceição, de 41 anos, se conheceram na fila no dia da inscrição e falaram da expectativa em iniciar o curso de Cabelereira. “Não estou trabalhando e quando fiquei sabendo desse curso no site da Prefeitura, gratuito, vi uma oportunidade de me capacitar e montar um negócio próprio. Essa é a minha expectativa”, contou Fabiola, moradora do Flamengo. “Moro em Maricá há cinco anos e de onde vim não tinha esse tipo de oportunidade. Gosto dessa área de beleza e tenho sonho de montar meu salão. O curso é muito bom, mas é caro e se não fosse a Prefeitura eu não teria condições de fazer”, confidenciou Fernanda, moradora do Marquês. “Trabalho em casa já há alguns anos fazendo salgados e estou sempre fazendo uma escova, um relaxamento, uma progressiva, mas só na minha filha e agora vi a chance de me profissionalizar e mudar de ramo”, contou Aline Conceição, moradora de Itaipuaçu. “Sempre senti falta de um curso gratuito na área de beleza porque vim do Rio e lá tinha algumas oportunidades e agora estou muito feliz por poder fazer um curso desse aqui em Maricá”, comemorou.