Serviços da prefeitura oferecidos em Pindobas - Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover a inclusão social, o fortalecimento dos vínculos familiares e a assistência às famílias que residem em bairros mais afastados dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o CRAS Itinerante, equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social, realizou, neste sábado (16/06), uma ação social na Escola Municipalizada Pindobas (Estrada de Pindobas, nº 69). A equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca distribuiu mudas no evento.

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) CEU orientou sobre os serviços e atividades oferecidas na unidade, assim como as equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Coordenadoria de Atendimento à Criança e Adolescente, do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os moradores também tiveram acesso às orientações das equipes do Cadastro Único (com maior procura pelo programa Bolsa Família), do Acolhimento Social e da Assessoria de Eventos, Atividades Sociais e Oficinas que estavam realizando inscrições para o projeto “Casamento Comunitário”.

Os moradores aproveitaram o profissional de acuidade visual para medirem o seu nível visual através da “Tabela de Snellen”, que consiste em linhas de letras que vão diminuindo de tamanho sucessivamente. Alguns casos detectados de problemas visuais foram encaminhados para a oftalmologista do município. As agentes comunitárias e a técnica de enfermagem do PSF Retiro aferiram a pressão e realizaram testes rápidos como o de glicose e ISTs.

A equipe do programa Saúde Bucal compareceu ao evento com a Unidade Móvel Odontológica. No interior do ônibus, que conta com o mesmo aparato encontrado em um consultório convencional, foram realizados atendimentos de restaurações de cáries e aplicações de flúor nas crianças, entre 4 e 12 anos, além do trabalho de prevenção da saúde bucal com escovação e distribuição da escova de dente. A equipe do programa de Imunização aplicou vacinas de Febre Amarela, Triplice Viral, Hepatite B, Influenza, HPV, entre outras.

Adrielle Macedo, de 27 anos, aproveitou para se inscrever em um dos cursos geradores de renda do CRAS CEU, aplicar flúor na sua filha, Valentina, e se embelezar. “Estou adorando essa ação. Não tinha ideia na quantidade de cursos oferecidos pelo CRAS e já me inscrevi na oficina de design de sobrancelhas. Gostaria que tivesse todo mês”, declarou Adrielle na fila de corte de cabelo. Priscila Silva, de 27 anos, soube do evento pelo bilhete da escola que o sobrinho levou para casa. “Bernardo chegou em casa e mostrou. Achei uma ótima oportunidade para me orientar sobre algumas coisas em um dia só. Ainda irei cortar o cabelo, pois está enorme”, contou Priscila.

Verônica Anchieta, de 26 anos, pediu uma folga no trabalho e levou o marido e os 3 filhos para resolverem tudo que estava pendente. “Colocamos as vacinas das crianças em dia e aplicaram flúor neles. Meu marido e eu realizamos os testes rápidos e ainda tiramos todas as dúvidas sobre o cadastro único e sobre as oficinas gratuitas no CRAS”, disse Verônica. Maria do Amparo, de 68 anos, tomou coragem para tomar as vacinas pendentes, aferir a pressão e cortar os cabelos. Ainda na ação, os moradores tiveram acesso aos serviços gratuitos de corte de cabelo, barbeiro e design de sobrancelhas, além de adquirirem roupas do brechó social.